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O que significa "en morphe theo"?

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Mensagem por Mashmid Ter Set 15, 2009 5:02 pm

Shalom amigos!

O que significa "en morphe theo" ?


A frase "en morphe theo" significa "em forma de (um) deus", que se encontra em Filipenses 2:6, (como em todas traduções) isso complica demais o entendimentos de seus leitores.


Mas, não é só o leitor que acha dificuldade.

Essa dificuldade é também a dificuldade do escritor, em expressar um pessamento em outro idioma.


As barreiras para alguém com um pensamento hebreu são grandes quando tem que se expressar em outro idioma, além de ser outro idioma, ainda de pensamento filosófico diferente.

E da mesma maneira é difícil para alguém que não tem um pensamento hebreu, compreender os hebraísmos do chamado Novo Testamento.

Os cristãos quando lêem a expressão "em foma de um deus", sempre vão ter em suas mentes "deus" como o Criador do Universo.


Bem, mas, nós sabemos que em hebraico, nem todos os textos que dizem "elohim" estão falando de D-us.

Como já sabemos, o termo "elohim" sempre estará relacionado a "poderes", e o termo que usam para traduzir para o grego a palavra "elohim" , que é "theós", sempre será entendido como um deus ou o próprio D-us.


O texto em Filipenses diz "em forma de deus", todavia quando passado para o hebraico se diz "Bedmut Haelohim".


"Bedmut haelohim" significa : Na forma/semelhança de H'.



O próprio Adam foi criado "bedmut haelohim" , ou seja, na semelhança/forma de H'.


Mas, o texto em Filipenses dá a entender que o termo, que se fosse escrito em hebraico seria "elohim", não se refere a "semelhança" como no caso de Adam, mas, a poder/autoridade.


Pois, o texto no grego diz "hegesato" , que é liderar/comandar.


Quem comanda/lidera é uma potestade/autoridade, mostrando o mesmo sentido de "elohim" do hebraico.


As pessoas quebram a cabeça para entenderem o que seria um ser que está "em forma de theós", pois, ser a forma de algo não é ser o algo, e isso complica aos leitores.(falo no sentido de interpretar elohim como D-us)



Mas, para facilitar essa compreensão, vamos citar a outros seres que são chamados no tanach de "elohim", os "anjos" por exemplo.


No Tanach nós vemos anjos que apareceram às pessoas estando em "forma humana".

Há anjos que apareceram a Avraham,Lot, Yaakov, Manoach e a outros, todos "em forma humana", sendo confundidos com homens.

Estar em forma humana, limita a esses seres, e até podemos vê-los comer, beber e lavar-se, pois, estão em forma humana.


Mas, esses eram elohim, isso quando em forma de elohim.(como o verbo que era elohim, quando em forma de elohim)


Yeshua também sendo elohim (potestade), quando se manifesta em forma humana, também assume limitações humanas.


Em outros textos, nós vemos anjos que se manifestam de forma poderosa, ou seja, "em forma de elohim".

Anjos que aparecem aos homens, e esses homens caem por terra, como mortos, não restando forças neles.



Quando esses aparecem em "forma de elohim", é impossível de confundi-los com homens, pois, a diferença é grande, segundo as evidências que vemos nas escrituras.


Yeshua sendo naturalmente em forma de elohim, não usurpou desse poder, antes, se rebaixa em forma de homem, para se fazer igualmente a um homem comum.


Percebam então, que isso não é exclusivo de Yeshua, pois, muitos anjos (elohim) já tinham se manifestado de forma semelhante, ou seja, em forma humana.


Nâo é difícil encontrarmos o hebraísmo aplicado nos livros do chamado Novo Testamento, e infelizmente as pessoas que não conhecem essa filosofia hebréia, tendem a compreender o texto segundo a cultura que conhecem.

É um pesar essa cultura, que é a filosofia ocidental, ser construída em um pensamento que tende à filosofia grega e romana, já que estamos falando de duas filosofias que dominam o ocidente.


Espero ter ajudado a olharem de um outro ponto de vista a um texto, que de certa forma, é complicado à compreensão de muitos.

Shalom uvrachah aleichem!
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