Torah Lagoym - תורה לגוים
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ehyeh Asher Ehyeh em hebraico: אהיה אשר אהיה ( SERÁ UM NOME DIVINO OU DEUS SE OMITIU )

Ir para baixo

Ehyeh Asher Ehyeh em hebraico: אהיה אשר אהיה ( SERÁ UM NOME DIVINO OU DEUS SE OMITIU ) Empty Ehyeh Asher Ehyeh em hebraico: אהיה אשר אהיה ( SERÁ UM NOME DIVINO OU DEUS SE OMITIU )

Mensagem por JuliãoTostes Qua maio 09, 2012 5:03 pm

Eu Sou o Que Sou, pronunciado Ehyeh Asher Ehyeh) É uma interpretação em Português da resposta Divina dada a Moisés quando o mesmo perguntou seu nome ÊX.3.14

A interpretação bíblica do nome divino: Ehyeh

A primeira possibilidade: Sou aquele que é, é aceitável do ponto de vista gramatical. O problema é averiguar se uma omissão a pergunta de Moisés por parte de Deus se enquadra no contexto. Porém é certo que existem as passagens do A.T.em que Deus se nega a revelar seu nome, Gn 32.29-30 e Jz 13.17-18. Mas essas passagens não se comparam com o que nos interessa, já que Deus manifesta seu Nome a Moisés Êx3.15, e inclusive permite um jogo de palavras com ele (v.14)

A segunda interpretação: Devemos prestrar atenção a uma terceira possibilidade, a saber: que o primeiro Ehyeh de nossa misteriosa frase pode corresponder a um nome. Se enquadra no contexto de Êx.3.13,15, uma passagem no qual Moisés pergunta o que deve dizer quando os seus perguntaram qual é o nome do Deus que apareceu a ele (13.)
a resposta de Deus é Ehyeh! Porque eu sou. Em outras palavras: esse "Ehyeh! é mais ou menos o nome divino dito pelo mesmo Deus , enquanto que para os mortais o nome se converte em YHWH, "Ele é".

Este Nome Ehyeh tem sua raiz do verbo ser (em hebraico Hayah) significa "existiu" ou "era" em hebraico, "Ehyeh" é a primeira pessoa do singular da forma imperfeita e é geralmente traduzida nas Bíblias em Português como "serei", por exemplo, em Êxodo 3:12.Ehyeh Asher Ehyeh é traduzido comumente como Eu Sou o que Sou, contudo valido a tradução "Eu Serei o que Serei".

MINHA PESQUISA SOBRE ESTÁ DECLARAÇÃO DIVINA É PARA EDIFICAÇÃO PESSOAL, SE EU ESTIVER EQUIVOCADO EM ALGUM RACIOCÍNIO ACIMA POR FAVOR MOSTRE-ME A VERDADE.
JuliãoTostes
JuliãoTostes

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos