Torah Lagoym - תורה לגוים
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS

3 participantes

Ir para baixo

TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS Empty TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS

Mensagem por Mashmid Sáb Dez 13, 2008 3:39 am

Shalom a todos!

Bem, para falarmos de trindade temos que entender alguns termos dos idiomas nos quais foram utilizados na formação da bíblia.

Então, primeiramente vamos falar de alguns termos.


ELOHIM E SEU SIGNIFICADO

A palavra "Elohim" vem de origens antigas, então temos que conhecer a etimologia e morfologia dessa palavra, afim de que possamos entender o que ela significa.

Os antigos povos acreditavam que "forças" regiam ao Universo e também a tudo que existe, e chamam essas forças de "Elohim" , pois "elohim" significa "poders, forças, potestades".

Da mesma origem é a palavra "El" com significado similar.

A palavra "Elohim" na verdade é o plural de "Eloha" e o plural de "El" é "Elim".

Normalmente as pessoas afirmam a trindade justamente porque a palavra "Elohim" está no plural. Então segundo o entendimento comum "Elohim" seriam "deuses", afirmando assim que há "deuses" e não apenas um "D-us".

Qual o problema que há nisso?

O problema é que se usassem "Elohim" para se referir a "D-us" para afirmar uma trindade, então deveriam usar a palavra "El" no plural também.

Por que então não foi usado "Elim" quando se refere a "D-us" já que se trata de uma trindade?

Por exemplo:

Por que "El Shaday", "El Elion" , "El Chanun" , "El Rachum" , etc ?

Não deveriam ser todos "Elim" ?

Como a palavra "Elohim" era entendida como "os poderes" que regiam o Universo, então, diziam "Poderes" em vez de dizer "Poder".

Esses poderes seriam as forças que hoje conhecemos como as leis naturais, leis da física, etc.

Por exemplo, o Sol dá a luz e o calor, a água mata a sede e ajuda a produzir vida, a terra dá seus frutos, e assim por diante. Eles acreditavam que forças naturais regiam a tudo isso.

Desse mesmo pensamento surgem os deuses; deus Sol, deus Lua, deus água, etc.

Quando D-us se manifestou a Moshe Ele revela : " Ouve Israel, YHVH nossos poderes, YHVH é UM.

Nisso D-us revela que os poderes no qual acreditavam ser vários, na verdade era apenas um único ser que detinha a todos esses poderes.

Então o que H' quis dizer? Quis dizer que: "os poderes os quais vocês acreditam ser vários, na verdade são apenas UM ser que detém todos esses poderes, e esses poderes sou Eu (YHVH).

Mas por que então a tradução de Elohim como sendo D-us?

Porque não acharam nenhuma palavra que encaixasse no sentido filosófico hebreu, então traduziram para a palavra que mais se assemelhava.

A palavra D-us surge de "DEVS" do latim, que foi traduzido de "Theós" do grego.

Filosoficamente o que se entender por D-us hoje é : Filos. Princípio supremo de explicação da existência, da ordem e da razão universais, e garantia dos valores morais.

Bem, como a palavra "Elohim" que significa "poderes" é utilizada até para homens, então "Elohim" não pode ser entendido como "D-us" que é o Princípio supremo de explicação da existência, em outras palavras, O Criador.

Essas são as diferenças da palavra "Elohim" para o "D-us" da língua portuguesa.

Abaixo passagens nas quais a palavra "Elohim" é usada para diferentes seres:

שמות כא ו : (פסוק אחד)
והגישו אדניו אל האלהים והגישו אל הדלת או אל המזוזה ורצע אדניו את אזנו במרצע ועבדו לעלם



Êxodo 21:6 Vahigisho adonav el haelohim...

Êxodo 21:6 E o trará o seu senhor aos juízes(elohim)...

______________________________________________________

שמות כב ח : (פסוק אחד)
על כל דבר פשע על שור על חמור על שה על שלמה על כל אבדה אשר יאמר כי הוא זה עד האלהים יבא דבר שניהם אשר ירשיען אלהים ישלם שנים לרעהו

Êxodo 22:8 ... Vayomer ki hu zeh ad haelohim yavo devar shneihem asher yarishun elohim...

Êxodo 22:8 ...E disse: pois o negócio desses dois virá até aos juízes(elohim) o qual os juízes (elohim) julgarão...

_____________________________________________________

יהושע כד א : (פסוק אחד)
ויאסף יהושע את כל שבטי ישראל שכמה ויקרא לזקני ישראל ולראשיו ולשפטיו ולשטריו ויתיצבו לפני האלהים


Josué 24:1 ...Vayit'yatzvu lifnei haelohim

Josué 24:1 ...E se aprensentarão diante dos juízes(elohim)


____________________________________________________

ו אֲנִי-אָמַרְתִּי, אֱלֹהִים אַתֶּם; וּבְנֵי עֶלְיוֹן כֻּלְּכֶם.

Salmo 82:6 Ani amarti, elohim atem; uvnei Elion culeichem

Salmo 82:6 Eu disse, vocês são elohim; e todos vós sois filhos do Altíssimo.

Esse texto também se refere aos juízes de Israel.

Agora imagine se fóssemos traduzir isso como "D-us":

Eu disse, vocês são deuses; e todos vós sois filhos do Altíssimo.

A escritura estaria afirmando que há outros "deuses" e que esses deuses são "filhos de D-us (Altíssimo).

ה מָה-אֱנוֹשׁ כִּי-תִזְכְּרֶנּוּ; וּבֶן-אָדָם, כִּי תִפְקְדֶנּוּ.
ו וַתְּחַסְּרֵהוּ מְּעַט, מֵאֱלֹהִים; וְכָבוֹד וְהָדָר תְּעַטְּרֵהוּ.


Salmo 8:5 Mah Enosh ki-tizkirenu; uven-adam ki tipkdenu

Salmo 8:6 Vatchasrehu meat, melohim; vecavod vehadar teat'rehu.

Salmo 8:5 O que é o humano para que tu se lembre dele; e o filho do homem para que dele se recorde?

Salmo 8:6 E fizeste-o um pouco mais necessitado do que elohim; e de honra e glória o adornaste.

D-us necessita de algo? Poderia o homem ser mais necessidado de que D-us?

Com certeza não, pois D-us não necessita de nada, então o homem não poderia ser mais necessitado do que alguém que não tem necessidade.

Nesse texto a palavra "elohim" se refere aos "anjos". Veja como o escritor de Hebreus traduz a palavra "Elohim" nesse texto.

(Hebreus 2:7) - Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;

Ele confirma que o termo "elohim" nesse texto se refere aos "anjos".

Bem, fica claro que "elohim" não tem o mesmo sentido filosófico do termo "D-us".

D-us para nós é o único Criador, "elohim" no entando não é o mesmo que "Criador".



Thomas Alda Edson foi o criador e projetista da lâmpada incandescente.

Mas não precisa ser Edson o fabricante, o feitor.

A GE , a Osram, a Phillips e outras empresas produzem , fazem e formam à lâmpada; mas não foram eles os que criaram e projetaram a lâmpada.

Quem faz não é necessariamente o Criador.

Yeshua é a palavra de D-us, a ação de D-us.

Tudo por ele foi feito/formado, mas quem criou foi D-us.

(Gênesis 1:27) - E criou D-us o homem à sua imagem; à imagem de D-us o criou; homem e mulher os criou.

(Gênesis 2:7) - E formou o SENHOR D-us o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Por que D-us criou e depois formou?

Vaivra = E criou

Vayitzer = E formou

Interessante, não?



Os trinitarianos utilizam textos para "provar" a trindade, são usados textos como estes abaixo:

(Gênesis 1:26) - E disse D-us: Façamos o homem à nossa imagem...

(Gênesis 11:7) - Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua...



Eles afirmam que aí se trata da Trindade, pois os verbos estão no Plural, "Façamos" e "Desçamos".

Como é que se pode definir que aí se trata apenas de "Três" pessoas?

Se estiver eu mais outra pessoa e eu disser: "Façamos uma brincadeira". Está incorreto?

E se estiverem 5 bilhões de pessoas, eu posso dizer : "Façamos uma brincadeira"?

Claro que sim , certo? Pois o plural e de "2" a "n" substantivos.

E outra coisa, "Façamos" não é "Criemos". Fazer é diferente de Criar.

O mesmo se aplica a "Desçamos".



No princípio H' havia criado miríades de Seres Celestiais. P'ra que tantos Seres se eles não ajudariam em nada quanto a formação do mundo?

Ou será que eles não teriam poder de confundir a língua dos homens? Só ficariam assistindo a D-us fazer tudo?

Yeshua disse: "Eu e o Pai somos um ... quem vê a mim vê o Pai" .

Sim, Yeshua realmente era um com D-us, assim como os apóstolos também eram um com D-us.

Isso no sentido de que fossem semelhantes a D-us, em um só pensamento , propósito, com união e parceria.

(João 17:23) - Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade...

Está escrito: "os céus manifestam a tua glória". Quem vê aos céus, vê a D-us, a sua glória está estampada na criação.

Quem via as obras de Yeshua, via a D-us, assim como na vida de todos os que tem D-us com eles.



Está escrito: "(Gênesis 2:24) - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."

O homem e a mulher serão ambos uma só carne.

E isso é literal? Ambos tornam-se um único ser ?

Muitas religiões apegadas às raízes pagãs alteram um pouco essa situação e dizem que Yeshua é na verdade apenas uma das manifestações de um mesmo D-us.

Será que eles não percebem que estão ressuscitando uma antiga e idólatra filosofia grega? Essa é a mesma mitologia dos semi-deuses ou homens-deuses.

Com tudo isso, eles acabam fazendo com que D-us seja um monólogo, que fale consigo mesmo, que ore para sí mesmo e se ofereça em sacrifício para si mesmo.

É o mesmo que comprar um presente e enviar pelo correio para sí mesmo para depois receber em sua própria casa.

Seria um trabalho de tôlo, não ?

Ah sim, sem contar que você compraria um presente para oferecer a sí mesmo, todavia você poderia não querer receber, pois se trata de Oferta.

Dicionário Aurélio Buarque de Holanda:

Ofertar: Dar como oferta; oferecer.

Oferta: 1.Ato de oferecer(-se); oferecimento.;2. Aquilo que se oferece; oferenda, dádiva, oblação

Ou seja, oferenda, oferta, etc... pode ser ou não recebida.

Como você ofereceria algo a sí mesmo e ao mesmo tempo você poderia receber ou não.

Um dos versículos bastante utilizados por essas pessoas é o de Zachariah 12:10, afirmando eles que Yeshua é o próprio D-us.

(Zacarias 12:10) ...e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.

Isso eles afirmam porque no verso 8 diz assim:

(Zacarias 12:Cool - Naquele dia o YHVH protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do YHVH diante deles.

O texto utiliza-se do NOME, do Tetragrama, então por isso eles acreditam que se trate do próprio D-us.

Mas eles não entendem que Yeshua é a Palavra do Eterno, é o porta voz de H' e que utiliza o NOME de H' por isso fala como se fosse o próprio H', mas não é.

Aquele que leva o NOME, fala como se fosse o próprio YHVH, todavia é totalmente incoerente dizer que esse ser é o próprio D-us.

Eles pegam a parte "olharão para mim", só que parece que se esquecem dos trechos "e pranteá-lo-ão sobre ele" e "e chorarão amargamente por ele".

Mas continuando o texto não deveria estar escrito assim também: " e pratearão sobre MIM" e "Chorarão amargamente por MIM" ?

Só pegaram o texto que aprouve a eles ? Esqueceram do resto?

Prantearão sobre ELE e não sobre MIM.



Para esclarecer que um porta-voz de D-us não é D-us veja o texto:

(Êxodo 3:2) - E apareceu-lhe o anjo de YHVH em uma chama de fogo do meio duma sarça;

Veja que o texto diz claramente que foi um "ANJO", um "MALACH (mensgeiro)". Não se tratava do próprio D-us, mas era um enviado.

Mas veja como o "Anjo" se dirige a Moisés:

(Êxodo 3:6) - Disse mais: Eu sou o D-us de teu pai, o D-us de Abraão, o D-us de Isaque, e o D-us de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para D-us.

O Anjo falava como se fosse o próprio D-us, mas não era D-us.

Então , o que vou fazer, adorar a um Anjo?

Vou adorar a Yeshua porque ele carrega o NOME ?

Então essas pessoas estão cometendo Avodah Zarah , isso é coisa estranha a D-us.

Por falta de conhecimento essas pessoas cometem idolatria.

H' disse, "o meu povo foi destruído por falta de conhecimento".

Então não queiramos fazer igual, cometendo a mesma idolatria e sendo destruídos por falta de conhecimento.



Shalom a Todos.[b]


Última edição por Mashmid em Sex Out 16, 2009 12:20 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS Empty Re: TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS

Mensagem por Mashmid Dom Dez 14, 2008 10:12 pm

Shalom a todos!

Sem querer achei mais uma mentira introduzida no Novo Testamento.

Eu estava fazendo uma dissertação sobre o tema Trindade e respondendo a uma pessoa que defende que Yeshua é o próprio D-us.

E a pessoa postou este texto que segue:

(I Timóteo 3:16) - E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

O texto foi postado para provar que "D-us se manifestou em carne", tentando provar que Yeshua é o próprio
D-us.

Então eu fui procurar na Peshita para ver o que dizia, para a minha surpresa, veja o que a Peshita diz:


I TM 3:16 E verdadeiramente grande é este mistério da retidão, o qual foi revelado na carne, e jusficado no espírito, e visto pelos anjos, e proclamado entre os gentios, e crido no mundo, e recebido acima na glória.


Cadê a parte dizendo "D-us se manifestou em carne" ? Sumiu?

É interessante como essas pessoas ainda querem ser chamadas de monoteístas.

Bem, aí está mais uma máscara que caiu.

Shalom a todos.
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS Empty Mais duvidas

Mensagem por Nielson Sáb Abr 02, 2011 5:33 pm

SE VOCÊ NÃO ACREDITA NO NOVO TESTAMENTO Q NOS TEMOS ENTÃO NEM NOVELHO CERTO? SO EXISTE A TORA POR ESCRITO DE DEUS PARA HOMEM ENTÃO AQUELA HISTORIA DE 12 DICIPULOS E TUDO MENTIRA ENTÃO TEM MUITA COISA MUDADA EU QUERIA Q VOCÊ ME ESPLICASSE PORQUE VOCÊ DISSE Q ACHARAM UNS ESCRITOS FALAM Q A COPIA FIEL DO DO ORIGIAL QUEM GARANTE ME DESCULPE SE NÃO ESTOU ENTENDENDO O Q VOCÊ FALA OBRIGADO ESPERO RESPOSTAS...
Nielson
Nielson

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS Empty Re: TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS

Mensagem por Mashmid Ter Abr 05, 2011 10:08 pm



Olá amigo!

Desculpe, mas, seu post está um tanto complicado de se entender, por falta de pontuação.

Ok, vou explicar o que entendi.

Bem, não acredito no Novo Testamente ou no Velho, não por causa de cópias, manuscritos, textos, etc...

Não acredito por conter muitos erros de coerência, coesão, históricos , filosóficos, narrativos, textuais,etc...


E também não acredito que a Torah tenha sido escrita por deus.


Então, já que não acredito no NT , nem preciso falar dos 12 discípulos.


E eu não disse que acharam cópias fiéis, o que eu disse foi que há cópias muito mais antigas, que datam do século III, IV e V.

E eu também disse que quando comparados esses textos mais antigos com os textos utilizados para a tradução dessas bíblias que existem hoje, que foram baseadas em manuscritos do século XII, então, encontram-se mais de 3400 divergências.

Isso eu falo no tópico "O início da idolatria - Trindade e Triunidade".


Se tiver a oportunidade, dê uma lida lá.


Não se garante que essas cópias antigas não tenham adulterações, porém, é bastante evidente que essas cópias mais antigas têm menos erros do que os textos do século XII compilados por Erasmo de Roterdã.

Porque os textos como Codex Sinaiticus, Codex Vaticanus, Codex Alexandrinus, Codex Efraemi e a Peshita, concordam em vários pontos entre eles.

Mas, se vc for comparar com o Textus Receptus (século XII )que é o texto utilizado para fazer a tradução dessas bíblias de hoje, vc verá que ele não concordará com os textos antigos.

O Textus Receptus contém termos que evidenciam a introdução de palavras que tentam divinizar ao Jesus e também evidenciar à trindade, termos que não são encontrados nos manuscritos antigos.

Ou seja, é muito evidente que os cristãos tenham acrescentado e alterado trechos do NT para divinizarem a Jesus.

Eu não quis dizer que os textos antigos são fiéis, mas que nesses textos antigos pode ter menos acréscimo e alteração do que o Textus Receptus do século XII o qual foi compilado por Erasmus de Roterdã.

avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS Empty Re: TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS

Mensagem por JuliãoTostes Sex maio 25, 2012 10:15 am

Yeshua é a palavra de D-us, a ação de D-us.
Tudo por ele foi feito/formado, mas quem criou foi D-us.


(Gênesis 1:27) - E criou D-us o homem à sua imagem; à imagem de D-us o criou; homem e mulher os criou.

(Gênesis 2:7) - E formou o SENHOR D-us o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Por que D-us criou e depois formou?

Vaivra = E criou

Vayitzer = E formou



I João 5:7 (Texto extraído do Novo Testamento Judaico)
"Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Ruach HaKosesh; (Espírito Santo) e estes três são um".
A PALAVRA TRINDADE NÃO EXISTE, MAS O CONCEITO SIM

(PAI)

Gênesis 2:7

7. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

(Tetxo em hebraico trasliterado)
vaiyitzer YAHWEH (Adonai) Elohim et-ha'adam afar min-ha'adamah vaiyippach be'appav nishmat chaiyim vayhi ha'adam lenefesh chaiyah.




● Jesus (FILHO)
João 1:3
3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez



● Espírito Santo
Jó 33:4
O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.

(Tetxo em hebraico trasliterado)
4. Ruach-El asateni venishmat shaddai techaiyeni.
JuliãoTostes
JuliãoTostes

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS Empty Re: TRINDADE E UNICISTAS IDÓLATRAS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos