Torah Lagoym - תורה לגוים
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Romanos 14:14 permite alimentos imundos?

2 participantes

Ir para baixo

Romanos 14:14 permite alimentos imundos? Empty Romanos 14:14 permite alimentos imundos?

Mensagem por Mashmid Qua Out 21, 2009 3:37 pm

Shalom a todos!!!!

Esta é apenas uma pequena exegese de uma única palavra, todavia, apenas esta única palavra pode ser o apoio de um conceito que é contra o contexto bíblico.

Pelos versículos abaixo, poderiam afirmar que H' não liga para o tipo de alimentação que seus servos consomem, apoiando o consumo de alimentos imundos.


Seguem abaixo os textos utilizados nas traduções da língua portuguesa:


(Romanos 14:14) - Eu sei, e estou certo no senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.

(Romanos 14:15) - Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.




O versículo acima dá a entender que nada é imundo senão para aquele que o tem por imundo, ou seja, não se deve ligar se a comida é imunda.

Mas, é isso mesmo que diz o texto grego?


A palavra que foi traduzida como "imundo", no grego é a palavra "koinós", que significa "comum".


Os conhecedores da cultura judaica, sabem que há uma grande diferença entre um alimento "comum" e o alimento "imundo", coisa que os gentios não têm conhecimento.


No Tanach está claro sobre o que são comidas imundas.


Qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento da cultura judaica, já saberia o que são os alimentos imundos apenas lendo a lista de animais imundos registrados em Vaikra 11 (Levíticos).


Porém, os gentios não sabem o que significa para um judeu o alimento "comum".


O alimento "comum" é toda a carne que é permitida comer, todavia não foi morta de uma maneira especial, não é kasher.


Para que os gentios entendam, um exemplo simples seria a carne de frango que não foi abatida por um sacrificador profissional (shochet), essa é imprópria para um judeu consumir, mesmo sendo a carne de um animal limpo.

No judaísmo, mesmo a carne de um animal limpo, que não foi morta por um sacrificador (shochet) é imprópria para o consumo.

Essa carne é comum, pois, não foi morta de maneira especial.


Então, a palavra que deveria ser traduzida por "koinós" em Romanos 14:14, deveria ser a palavra "comum", que é o significa literal da palavra grega "koinós".


A palavra para "imundo" do português é a palavra grega "akáthartos".


Em um único versículo que se encontram as duas palavras gregas (koinós e akáthartos) está no livro de Atos 10:14.

Nesse único versículo vemos essas duas palavras. Segue abaixo:

(Atos 10:14) - Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum (koinon) e imunda(akatharton).


Pedro em sua visão, observou animais limpos e imundos, e foi dito a ele : "mata e come".


Porém, Pedro não era um sacrificador profissional, e se ele matasse a um animal mesmo sendo limpo, essa carne não seria própria para o consumo do judeu.


Por isso ele diz que não comeria coisa comum, pois, não seria morta da maneira correta.


Analisando a exegese do texto, fica claro que Romanos 14:14 não apóia o consumo de animais imundos, mas, a não obrigação dos gentios (romanos e demais) a alimentar-se apenas de animais mortos por um sacrificador judeu (shochet).


Então fica evidenciado mais um erro de tradução que pode influenciar às pessoas que não utilizam o texto em seu idioma original.


Shalom uvrachah a todos!
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Romanos 14:14 permite alimentos imundos? Empty Re: Romanos 14:14 permite alimentos imundos?

Mensagem por Fco Oliveira Dom Jan 31, 2010 12:56 pm

Nobres irmãos shalon a todos, aqui o nobre irmão admite o adulteramento das escrituras sagradas, por partes dos tradutores, por quê o nobre irmão desprestigiou ou ingnorou os vídeos do Luiz Claudio sobre os erros da tradução do Nome do Messias? Por que não está dentro da tua crença e fé, é isto? Nos vídeos vemos o estudioso Luiz Claudio dizendo a mesma coisa que o caro irmão está dizendo aqui: que existe erros nas traduções bíblicas, e agora: quem está falando a verdade? O nobre irmão Mashmid ou o Luiz Claudio? Vejam o que vc disse:

Então fica evidenciado mais um erro de tradução que pode influenciar às pessoas que não utilizam o texto em seu idioma original.

Assim sendo, nobre irmão, temos que duvidar dos dois ou aceitamos os dois e revertemos a situação e neutralizamos os erros; porque do jeito que está não dá, é muita confusão e o Eterno não habita em confusão.

Vejam quantas coisas precisam ser adotadas ou corrigidas no link abaixo:

http://gideoes-ccb.forumeiros.com/materias-concernentes-a-ccb-membros-cadastrado-f7/analisando-romanos-14-na-luz-da-verdade-t9.htm

Deus seja louvado.
Fco Oliveira
Fco Oliveira

Mensagens : 147
Data de inscrição : 29/01/2010
Idade : 61
Localização : Catanduva SP.

http://gideoes-ccb.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Romanos 14:14 permite alimentos imundos? Empty Re: Romanos 14:14 permite alimentos imundos?

Mensagem por Mashmid Seg Fev 01, 2010 6:45 pm

Shalom Fco!

Amigo, alguma vez vc viu eu dizer que o Luiz está errado em dizer que há erros de tradução?
Todas as vezes que eu o contradisse foi por inventar um novo hebraico e por afirmar coisas as quais ele não tem conhecimento nenhum para poder afirmar.

por quê o nobre irmão desprestigiou ou ingnorou os vídeos do Luiz Claudio sobre os erros da tradução do Nome do Messias?

E não desprestigiei o Luiz, ele não tem prestígio para que eu possa o desprestigiar, pois, sei que ele não sabe Hebraico.

Amigo, perceba que vc está equivocado, pois, não se trata de tradução de nome, e sim, transliteração.

Por que não está dentro da tua crença e fé, é isto?

Não amigo, não tem a ver com crença ou fé, tem a ver com conhecimento do idioma.

Nos vídeos vemos o estudioso Luiz Claudio dizendo a mesma coisa que o caro irmão está dizendo aqui: que existe erros nas traduções bíblicas


Amigo, o Luiz não diz a mesma coisa que eu, pois, ele não conseguiria dizer o que eu digo. Para dizer o que eu digo é preciso ter conhecimento do idioma.

, e agora: quem está falando a verdade? O nobre irmão Mashmid ou o Luiz Claudio?Assim sendo, nobre irmão, temos que duvidar dos dois ou aceitamos os dois e revertemos a situação e neutralizamos os erros; porque do jeito que está não dá, é muita confusão e o Eterno não habita em confusão.

Amigo, é simples saber quem está dizendo a verdade.

Adicione o Luiz no seu MSN, abra uma conversa com ele e habilite o áudio.

Pense em alguma frase, por exemplo: "Com licença, estou com fome, vou almoçar agora", e peça para ele traduzir a frase para o hebraico.

Ou vc pode fazer melhor.

Se vc tiver contato com ele, peça para ele baixar o programa PALTALK (que é um chat de voz) e convença-o a vir debater comigo em tempo real e com voz.

Simples, não?


Mas, eu tenho total certeza, certeza absoluta, toda a certeza do mundo, de que ele não virá a este debate.

Amigo, se vc tiver contato com ele, diga a ele que ele não precisa gastar dinheiro, não precisa sair de casa, não precisa viajar, etc... é só usar o computador e entrar no paltalk.

Aí a sua dúvida para saber quem está com a razão irá desaparecer.

Infelizmente eu sei que ele inventará alguma desculpa para dizer a vc, pois, o que eu mais queria é que ele viesse debater comigo.


Há alguns amigos que já o convidaram para um debate.

Inclusive há um rapaz que acredita nele que disse que pagaria a passagem para ele vir até São Paulo para debater aqui.

Só que ele inventou uma desculpa, dizendo que os judeus o estão perseguindo por causa do NOME. MENTIRA!!!!

Já que ele inventou isso, então, pode dizer a ele que no Paltalk ele não precisa sair de casa.

Ahhh.. inclusive ele confessou que nunca estudou hebraico em nenhuma instituição e que não possui nenhum documento que comprove seu conhecimento.

Bem, acho que ele pensou que todas as pessoas que o vissem na TV fossem leigas.
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Romanos 14:14 permite alimentos imundos? Empty Re: Romanos 14:14 permite alimentos imundos?

Mensagem por Mashmid Seg Fev 01, 2010 8:52 pm

Só uma observação Fco.

Registrei-me em teu fórum,porém, há um grande problema. Somente administradores podem postar no fórum.

Bem, se a pessoa não pode postar no fórum acho que não é necessário registro.

A frase mais democrática que existe, não foi dita por um religioso, mas, por um agnóstico.

Não concordo com uma palavra que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la.(Voltaire)


Eu gosto de ser discordado, se todos disserem amén para o que eu digo, eu não teria gosto na conversa.

Acho que nasci debatedor.

Shalom!
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Romanos 14:14 permite alimentos imundos? Empty Re: Romanos 14:14 permite alimentos imundos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos