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O dízimo (מעשר) foi instituido antes da Lei, desta forma devemos pagar o dízimo?

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Mensagem por Patrick Tostes Sáb Set 03, 2011 8:28 am

Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.

E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.

E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.

E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Patrick Tostes
Patrick Tostes

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O dízimo (מעשר) foi instituido antes da Lei, desta forma devemos pagar o dízimo? Empty Vamos mudar a pergunta e ver o que acontece?

Mensagem por José Renato da Silva Sáb Dez 03, 2011 12:59 pm

Não existem nas citações diretas do Messias, nem dos apóstolos, especialmente no livro de Atos, embora questões econômicas sejam abordadas na igreja primitiva nem uma sombra de Dízimo. Voltemos então a pergunta, devemos pagar o dízimo?
Vamos mais longe ainda, durante a história da igreja na era cristã, quando, onde e porque o dízimo voltou ao cenário principal da igreja?
José Renato da Silva
José Renato da Silva

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O dízimo (מעשר) foi instituido antes da Lei, desta forma devemos pagar o dízimo? Empty Re: O dízimo (מעשר) foi instituido antes da Lei, desta forma devemos pagar o dízimo?

Mensagem por Mashmid Qua Dez 07, 2011 9:48 pm

Eu comentarei do ponto de vista religioso, ainda que eu não tenha crença nisso.


A sua pergunta foi: "devemos pagar o dízimo? "


Bem, é lógico que essa questão de "dever pagar" já é em si mesma contraditória.

Dever é obrigação, e ninguém fora da lei do Sinai a qual institui o dízimo levítico, tem dever de pagar dízimo.


Mas, antes de comentar, é preciso relembrar que DÍZIMO é a DÉCIMA PARTE de algo.


Apesar de todos dizerem que Abraão deu a décima parte de seus bens a Melquisedeque, o mais interessante é que, no texto hebraico não diz isso.

O texto hebraico diz:

Gn 14:20 וּבָרוּךְ אֵל עֶלְיֹון אֲשֶׁר־מִגֵּן צָרֶיךָ בְּיָדֶךָ וַיִּתֶּן־לֹו מַעֲשֵׂר מִכֹּֽל׃

Baruch el elion asher migen tzarecha beyadecha vayiten lo maaser micol.

(Melquisedeque falando) Bendito é o deus supremo que entregou os teus inimigos em tua mão e deu-lhe a décima parte de tudo.

Veja que o texto em hebraico não diz que Abraão deu a Melquisedeque a décima parte de tudo, o texto apenas diz: e deu-lhe a décima parte de tudo.

Mas, quem?

Quem estava falando era Melquisedeque e não Abraão.


Afinal de contas, quem deu a décima parte de seus bens ao outro?

Segundo o contexto, quem quis dar bens ao outro foi Melquisedeque, como diz:

Gn 14:21 Então o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas; e os bens toma-os para ti.
Gn 14:22 Abrão, porém, respondeu ao rei de Sodoma: Levanto minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra,
Gn 14:23 jurando que não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu, nem um fio, nem uma correia de sapato, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;


O que dá a entender no texto é que Melquisedeque quis dar a décima parte de seus bens a Abraão, já que Abraão o ajudou a recuperar os seus bens.

Porém, Abraão não quis aceitar absolutamente nada, para que Melquisedeque não dissesse que havia enriquecido a Abraão.

Então, veja que está errada a tradução que diz que "Abraão deu-lhe o dízimo de tudo", porque no verso em hebraico, nem mesmo cita o nome de Abraão.

Sendo assim é impossível afirmar que Abraão deu o dízimo de seus bens a Melquisedeque.


Mas, mesmo assim...

O dever do dízimo só surgiu nos tempos da ordem de Aarão na lei do Sinai, quando foi instituido às tribos (11 tribos) de Israel, pois Levi não recebeu herança de terra.

Porém, nem os judeus hoje têm obrigação de dar o dízimo, já que não podem cumprir o mandamento de dar o dízimo aos sacerdotes e levitas no Templo.

E como não há Templo, não há sacerdotes e nem levitas, sendo assim, é impossível de cumprir tal mandamento.

E mesmo que houvesse templo, se vc é gentio, não teria a obrigação de dar dízimo.

Sem citar que o dízimo não era entregue em dinheiro.

Quando jc diz sobre o dízimo, e fala aos fariseus (judeus): dizimais o endro, o cominho e a hortelã, fazei isso e não desprezais os outros.

Não se deve confundir coleta da igreja com dízimo levítico... pois, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Dízimo ( que é mandamento) era para levítas e sacerdotes, e a coleta (que não é mandamento) era para o sustento da comunidade cristã.


Bem... seria isso.

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Mashmid

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O dízimo (מעשר) foi instituido antes da Lei, desta forma devemos pagar o dízimo? Empty Re: O dízimo (מעשר) foi instituido antes da Lei, desta forma devemos pagar o dízimo?

Mensagem por Dario Santos Seg Jan 16, 2012 10:09 pm

Patrick:
Ló não era irmão de Abrão, era sobrinho(Gn12:5)

Quanto a quem deu o dizimo a quem?

Abrão que foi o que deu o dizimo a Melquisedeque. Ele deu a decima parte dos despojos da batalha que acabara de vencer sobre o rei de Elão e dos outros reis que haviam se aliado a ele(Gn14:17) O novo testamento no livro de Hebreus o autor diz claramente que "Abraão lhe deu o dizimo de tudo"(Hb7:1-
Abrão foi recebido no vale de Savé por dois reis o rei de Sodoma chamado Bera(Gn14:2). E por Melquisedeque que era rei de Salém(que viria a se chamar no futuro de Jerusalém).

Esse dialogo de Gn14:21;22;23 Ocorre entre Abrão e o rei de Sodoma que chama-se Bera(Gn14:2) e não com Melquisedeque rei de Salém.

Abrão reconhece em Melquisedeque que ele além de rei era também sacerdote do Deus altíssimo, pois o mesmo lhe trouxera "pão e vinho"e o abençoou.(Gn14:18)

Quem é maior, aquele que abençoa ou aquele que é abençoado?(Hb7:7)

Abrão após receber estas bençãos reconhece que Melquisedeque é um sacerdote do Deus altíssimo e sente pela fé o desejo de lhe ofertar a decima parte dos despojos da vitoria da guerra.(Ora não é por acaso que ficou conhecido como o pai da fé)

A obrigatoriedade não só do dizimo mas de toda lei. Realmente vem com o sacerdócio de Aarão e com a lei no Sinai para os judeus e gentios, mais tem o seu incio na aliança de Deus com Abraão(Gn17:11-14)

Quando Jesus Cristo falou aos fariseus sobre o dizimo Ele disse:
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas." (Mt 23:23 ).Ele disse em português claro que alem de darmos a decima parte, devemos também praticar "a justiça , a misericórdia e a fidelidade".

Abrão em seu encontro com Melquisedeque nos ensina que a nossa relação com Deus deve ser muito mais pela fé do que pela razão.Jesus também nos diz a mesma coisa"Aquele que crer....."

Não faça as coisas para Deus por obrigatoriedade.Pois, se fosse para ser assim estaríamos todos debaixo da lei do Sinai.Jesus vem e com Ele traz a graça e em retribuição pede"faça por amor ao meu nome"

Bem por hora acho que é só isso.
Dario Santos
Dario Santos

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