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Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso?

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Mensagem por Admin Qui Dez 11, 2008 4:13 am

Yeshua ressuscitaria no Terceiro Dia.

(Este texto eu postei no fórum Yeshua Chai e o adaptei aqui, visto que estávamos debatendo sobre o assunto, por isso a adaptação)

Antes de tudo, aviso, tem que prestar bastante atenção no texto.


Segundo as traduções da Brit Chadashah, Yeshua morreu em uma Véspera de Shabat ou Erev Shabat.

מרקוס טו:מב וְעֵת הָעֶרֶב הִגִּיעַ וּמִפְּנֵי אֲשֶׁר עֶרֶב שַׁבָּת הָיָה הוּא הַיּוֹם שֶׁלִּפְנֵי הַשַּׁבָּת׃

Yeshua havia dito que ficaria 3 dias e 3 noites no seio da terra assim como ficou Yonah no ventre do peixe.

Bem, um dia são 24hs, 3x24=72.

Yeshua disse que ressuscitaria "NO Terceiro dia", mas também disse que ressuscitaria "APÓS Três dias".

(Mateus 27:63) - Dizendo: Senhor, lembramo-nos de que aquele enganador, vivendo ainda, disse: Depois de três dias ressuscitarei.
(Marcos 8:31) - E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.

Após Três dias ou após Setenta e Duas horas, Yeshua levantaria dentre os mortos. Após 72hs e não durante 72hs.

"Terceiro Dia" é diferente de "Três Dias".

Normalmente as pessoas acabam subentendendo "Terceiro Dia" como "Três Dias", mas são diferentes.


Se Yeshua morreu na Sexta e ressuscitou no Domingo, então, de Sexta até Domingo não chegam a ser 2 dias completos.


Yeshua não disse apenas 3 dias, pois se ele tivesse dito 3 dias apenas, poderíamos entender que ele contou a Sexta-feira como um dia completo, assim como os cristãos fazem o cálculo dos 3 dias.


Só que Yeshua não disse 3 dias, ele disse "3 dias e 3 noites", deixando claro que se trata de 36hs de dia e 36hs de noite.

Ele especifica 72hs.

(Mateus 12:40) ...assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.


Nesse caso o Domingo como sento o dia da ressurreição de Yeshua não se encaixa com a profecia.


Bem, acredito que ainda está meio confuso, pois já está assimilado o entendimento de "terceiro dia" com "três dias" e temos que separar essas duas expressões.

Terceiro Dia = Terça-Feira

Três Dias = 72hs

Terça ≠ Três dias


Então novamente, "Terceiro dia" = "Terça-Feira" que é diferente de "Três Dias".

Yeshua disse que ressuscitaria "BaYom Shlishi".

מתי טז:כא מן-העת ההיא החל ישוע להגיד לתלמידיו כי צריך הוא ללכת ירושלים ויענה הרבה מידי הזקנים וראשי הכהנים
והסופרים ויהרג וביום השלישי קום יקום:

Mateus 16:21... Veyehareg uvayom hashlishi kom yakum - E será assassinado e no Terceiro Dia (Terça-Feira) ressuscitará.



מתי יז:כג) ויהרגהו וביום שלישי קום יקום ויתעצבו מאד)

Mateus 17:23 Yeharguhu uvayom shlishi kom yakum vait'atzevu meod - O assassinarão e na Terça-Feira ressuscitará e se entristecerão muito.


Yom = dia
Shlishi = Terceiro

"Yom Shlishi" se traduz "Terça-Feira".

Yom Rishon = Domingo
Yom Sheni = Segunda
Yom Shlishi = Terça
Yom Revii = Quarta
etc...


Isso parece heresia? Será que é má interpretação de minha parte? Bem, é uma teoria apenas e nada de afirmação.


Bem, agora espero que o conceito de "Terceiro dia" esteja diferente de "Três Dias".

Vamos fazer o cálculo agora.

Yeshua morre em Erev Shabat - Sexta-feira, na "Hora Nona" ou às 15:00hs.

Sexta 15hs até Sábado 15hs = 24
Sábado 15hs até Domingo 15hs = 24
Domingo 15hs até Segunda 15hs = 24

São 72hs.

Segundo tudo isso, Yeshua ressuscitaria após as 15hs da Segunda-Feira, após 72hs.

Na Segunda-feira após o por do Sol inicia-se a Terça-Feira

Na Terça-Feira Yeshua ressuscita, cumprindo assim o que havia dito "Depois de Três Dias e Três Noites, eu ressuscitarei".

Relembrando o que Yeshua diz : Mt 27:63 - ...Depois de três dias ressuscitarei.


Acredito eu que o dia da ressurreição de Yeshua tenha sido manipulado pela igreja, para a continuação de suas festas e dias sacrados, mas agora com nomes e motivos diferentes.

Ainda que tenham tentado manipular os textos, restaram os traços dos verdadeiros escritos, não conseguiram burlar corretamente.

Se não houvesse o risto de alterarem aos textos, então, nunca seria dito :

(Apocalipse 22:18 ) - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, D-us fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

(Deuteronômio 4:2) - Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Eterno vosso D-us, que eu vos mando.

D-us já sabia que iriam acrescentar ou diminuir palavras nos textos.

Não existiria um aviso se não existisse a possibilidade.

Mas não é impossível de perceber as alterações.

Bem, enfim é isso...

Esse é minha teoria e não a minha afirmação.

Shalom a todos!


Última edição por Admin em Qui Dez 11, 2008 4:28 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Admin Qui Dez 11, 2008 4:16 am

Shavua tov a todos!

O interessante é que Yochanan diz: (João 19:31) "...pois era grande o dia de sábado..."


Bem, Shabat hagadol só pode cair em 10 de Nissan e é o Shabat no qual separavam o cordeiro (Orach Hayim parág. 430).

Se Yeshua comemora pessach antes de Shabat hagadol, então há um divergência aí.

O que podemos sugerir?

Podemos sugerir que :

Yeshua não seguia o calendário farisaico.

Yochanan refere-se ao Shabat Hagadol do calendário farisaico.

Sabemos que entre o calendário farisaico de 354 dias e do calendário caraíta de 360 dias, a diferença é de 6 dias.


Então Bedikat chametz segundo a B'Ch iniciou-se na quinta-feira , que para os discípulos era 14 de Nissan (erev pessach), mas para os fariseus seria 8 de Nissan, 14-8 = 6 (6 dias de diferença).

No dia 15 de Nissan (para os discípulos), fazem o seder de pessach, mas para os fariseus ainda era 9 de Nissan.

No dia seguinte,10 de Nissan é Shabat hagadol (para os fariseus), nesse shabat os fariseus escolhiam os cordeiros que seriam mortos em erev pessach.

Então, parece bem provável que Yeshua ao comemorar Pessach 6 dias antes dos fariseus, demonstra que ele não seguia a esse calendário farisaico.

Para Yeshua 14 de Nissan ou erev pessach foi em uma quinta : 14 de Nissan.

Para os Fariseus ainda era "quinda-feira dia 8 de Nissan", como o calendário caraíta é de 6 dias de diferença, então, 8+6=14.

Isso prova que Yeshua seguia um calendário igual ao dos Caraítas em vez do Farisaico.

Bem, mas até aí é só uma curiosidade, nada disso tem muito a ver com o que estamos falando, mas apenas alguma coisa.

O que podemos tirar daí é apenas o seguinte.

Com a afirmação de Yochanan dizendo que o dia seguinte seria Shabat Hagadol, então a afirmação de um Shabat no meio da semana é descartada, pois se para os fariseus aquele Shabat seria Shabat Gadol, então se trata do sábado comum e não de Shabat Shabaton.

Normalmente dizem que esse Shabat que é citado nos evangelhos se trata de um Shabat Shabaton que foi no meio da semana.

Somente Yom Kipur é considerado Shabat Shabaton, portanto a afirmação de chamar Pessach de Shabat Shabaton está descartada.


Se pessach tivesse caído em Shabat o máximo que seria é Yom Tov.


Mas voltando ao "Terceiro Dia" ...

"Yom Shlishi" pode significar terceiro dia não apenas no sentido de Terceiro dia da Semana (Terça-Feira).

Eu poderia usar "terceiro dia" a partir de um acontecimento.

Mas o problema é na expresão "Depois de Três dias". Esse é que é o "X" da questão.

O termo que podemos usar seria "Acharei ou miktzeh Shloshet Yamim".

O termo utilizado nas traduções em hebraico é Miktzeh:

Matai 27:63 וַיֹּאמְרוּ אֲדֹנֵינוּ זָכַרְנוּ כִּי אָמַר הַמֵּסִית הַהוּא בְּעוֹדֶנּוּ חָי מִקְצֵה שְׁלֹשֶׁת יָמִים קוֹם אָקוּם

Markos 8:31 וַיָּחֶל לְהוֹרֹתָם שֶׁצָּרִיךְ בֶּן־הָאָדָם לֵעָנוֹת הַרְבֵּה וְהַזְּקֵנִים וְרָאשֵׁי הַכֹּהֲנִים וְהַסּוֹפְרִים יִמְאָסֻהוּ וְיֵהָרֵג וּמִקְצֵה שְׁלשֶׁת יָמִים קוֹם יָקוּם׃

Então "Mikteze Shloshet Yamim" é o mesmo que "No final de três dias" .

No texto grego deixa mais claro ainda de que o acontecido não é só no "final de três dias" como também diz que é "depois do final de três dias".

Bem, como está claro que aquele Shabat não se trata de Shabat cerimonial, mas deixa claro que era Shabat Hagadol (10 de Nissan), então a contagem que o pessoal utiliza fica obscurecida.


Shalom chaverim!
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Mensagem por Mashmid Qua Dez 17, 2008 3:18 pm

Shalom a todos!!!

Bem, Infelizmente deixei escapar uma observação.

Baseado em Orach Chaym imaginei que aquele Shabat Gadol que Yochanan cita pudesse ter sido também em 10 de Nissan, todavia vi que não é exatamente assim.

Então minha pesquisa volta um passo atrás.

Bem, mas vamos continuar a estudar para tentar entender o texto.


Shalom a todos.
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Mensagem por Avshalom Dom Dez 21, 2008 6:02 pm

O interessante do chamado Shabat HaGadol, é que ele se refere ao Shabat antes de Pessach, independente do dia, desde que seja antes do 1º dia de Chag HaMotsy, onde se imolava o Cordeiro.
------> Lu 24:7 ''Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Pessach."
------> Lu 22:13 "E, indo, tudo encontraram como Yeshua lhes dissera e prepararam a Pessach."
------> Lu 22:14 "Chegada a hora, pôs-se Yeshua à mesa, ele e seus shalichim."
------> Lu 23:44 "Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona."
------> Lu 23:46 "Então, Yeshua clamou em alta voz: Abba, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou."
Agora este versículo é depois que ele já havia morrido:
------> Lu 23:54 "Era o dia da preparação, e começava o Shabat."
------> Lu 23:56 "Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no Shabat, descansaram, segundo o mandamento."
Quer dizer que este era o Shabat, Sétimo dia da semana.
Mas Yohanan 19:30 e 31 fala de um Shabat:
------>"Quando, pois, Yeshua tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. Então, os judeus, para que no Shabat não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era Grande o dia daquele Shabat, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados."
Luke fala que "era o dia da Preparação, e começava o Shabat", e Yohanam diz que " era Preparação, pis que era aquele dia Shabat Hagadol, isto é Grande Shabat". Agora devemos espreitar que dia era esse que Yeshua comeu a Pessach que diz os escritos:
------> Mc 14:18"Quando estavam à mesa e comiam, disse Yeshua: Em verdade vos digo que um dentre vós, o que come comigo, me trairá."
Yeshua e seus shalichim comeram à mesa....
Shalom Aleichem!
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Mensagem por Mashmid Seg Dez 22, 2008 10:57 am

Era o dia da preparação de Pessach:


(João 19:14) - E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei.


Mas além de ser véspera de Pessach também era véspera de Shabat:

(João 19:31) - Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.


Por esse segundo texto podemos afirmar que só pode se tratar de "Erev-Erev Pessach", pois quando a Preparação de Pessach cai em Shabat não se pode preparar Pessach no dia de Shabat, devido as proibições de Shabat.

Sendo assim chegamos a conclusão de que Pessach foi no Domingo.

Se pessach foi no Domingo, a conclusão que temos é de que era 15 de Nissan foi no Domingo.

Então se Yeshua comemorou pessach na Quinta 15-18=3. Temos aí 3 dias de diferença da Pessach dos Nazarenos com a Pessach dos fariseus.

Domingo seria dia 18 de Nissan para os Nazarenos e 15 de Nissan para os Fariseus.

Bem, é coisa para se pensar....

Estou sem tempo agora, pois estou em horário de almoço, mas vamos continuar mais tarde....

Shalom a todos!
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Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso? Empty Re: Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso?

Mensagem por Fco Oliveira Dom Abr 04, 2010 6:32 pm

Nobres irmãos shalom alehem, eu vi muita sabedoria e pouca luz sobre este assunto, mesmo porque, os caros irmãos esqueceram que na semana pascoal tinha dois Shabat, vejam:

Quanto à sitação de João 20 sobre as véspera do grande Shabat, o nobre irmão esqueceu que em todas as semanas da pascoa, tinham dois Shabat, um no quinto dia que é a quinta feira e o outro no final da semana que era o sétimo dia;

Almeida Revista e Corrigida

Lucas 6.1 E aconteceu que, no sábado primeiro-segundo, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam.

Por que nesta semana tinha dois Sábados, o primeiro e o segundo; assim sendo nobre irmão, João está corretíssimo e as profecias foram cumpridas a risco: 72 duas horas, sem faltar nenhuma!

Sendo que, os endereços por vós citados diz que Ele ressuscitaria no terceiro dia depois de sua morte e não na terça feira, vejam:
Mat. 16;21 Desde então começou Yahushua a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. Vejam que é três dias depois da sua morte e não na terça feira ou no terceiro dia da semana!

Mat. 17;23 E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito. Novamente repete que é três dias depois da sua morte e não na terça feira ou no terceiro dia da semana!

Ele foi preso no terciro dia 13/04/0033 d.C que é a terça feira, na quarta feira 14/04/0033 d.C Ele é julgado e condenado, em seguida crucificado e morre as quinze horas da quarta feira e é sepultado por voltas das desseseis horas, antes do por do sol, que ia comessar o grande Shabat que foi no dia 15/04/0033;

Em que dia morreu o Cordeiro de D-us Yahúshua?
Re- no dia 14/04/0033 numa quarta feira que era o quarto dia, as 15 horas da tarde.

Em que dia Ele ressuscitou?
Re- no final do Sábado, dia 17/04/0033 d.C possivelmente às 15 horas da tarde do Sábado. Que são exatamente 72 horas que são três dias e três noites. D-us seja louvado.


Última edição por Fco Oliveira em Dom Abr 04, 2010 7:07 pm, editado 1 vez(es)
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Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso? Empty Re: Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso?

Mensagem por Fco Oliveira Dom Abr 04, 2010 6:44 pm

Continuação: quanto ao que falou os dois discípulos no caminho de Emaús, é simplesmente conversa e não profecia ou afirmativa direta do Cordeiro do Eterno Elohim.

Não podemos pegar um relato Histórico e usá-lo como doutrino ou profecia, o que está escrito é que eles iam conversando entre si; são relatos e não quer dizer profecia.

Em que dia morreu o Cordeiro de Elohim Yahúshua?
Re- no dia 14/04/0033 numa quarta feira que era o quarto dia, as 15 horas da tarde.

Como somar as 72 horas literal:
3 horas da quarta feira + 12 horas da noite (1 noite) de quarta para quinta + 12 horas do dia (1 dia) da quinta feira + 12 horas da noite (2 noite) de quinta para sexta feira + 12 horas do dia (2 dia) da sexta feira + 12 horas da noite (3 noite) da sexta para o sábado + 9 horas do sábado (3 dia), um total de 72 horas literal.

Em que dia Yahúshua ressuscitou?
Re- no final do Sábado Mat. 28;1, dia 17/04/0033 d.C possivelmente às 15 horas da tarde do Sábado. Que são exatamente 72 horas que são três dias e três noites.

Cumprindo assim, exatamento o que está escrito em Mat. 28;1, Marc. 16;1. Não encontramos em lugar nenhum das escrituras afirmando que o Mashiach Yahushuah ressuscitou na "terça feira" ou o terceiro dia da semana; mais sim, no final do Shabat e nas primeiras horas do primeiro dia o suposto domingo. Elohim seja louvado.
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Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso? Empty Re: Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso?

Mensagem por Mashmid Sex Abr 09, 2010 6:44 am

Fco, não é tão simples assim como vc imagina.

Primeiro, vc está usando uma tradução para o estudo, coisa que é absolutamente errado.

Não se deve usar uma tradução para fazer hermenêutica.

Pois, nos textos em aramaico, como a peshita, não tem como vc afirmar que são três dias depois de sua morte.

Vc também não está vendo pelo lado judaico, por falta de conhecimento do judaísmo.

Outra coisa...

Neste ano, Pessach cai em uma terça-feira.

Não existe esse negócio de Pessach cair somente em uma Quinta-feira, Pessach cai em dias diferentes.


O termo "shabat gadol" não é utilizado aos sábados festivos que em hebraico são chamados Shabaton.

Shabat Gadol é especificamente o dia normal de Sábado, é o Sábado anterior ao Pessach.

Esse negócio de dois sábados na mesma semana,é o meio que inventaram para explicar o que não dá para explicar.

Quando não tem como explicar , aí inventam coisas, mas, isso que dizem não passa de invenção.

Ainda que o Shabaton possa cair no meio da semana, Yochanan aniquila essa possibilidade de dizer sobre um sábado semanal no texto que ele diz "Shabat Gadol", pois, Shabat Gadol exclui essa possibilidade que tentaram encaixar para explicar a incoerência do texto.


Fco, em hebraico, Shalosh = Três, Shlishi =Terceiro.

Sabe como se diz Terça-Feira em hebraico?

Se diz, Yom Shlishi = literalmente,Terceiro dia (terça-feira).


Se o texto dissesse Três Dias em vez de Terceiro Dia, aí a coisa mudaria.

Entendeu? Lá Terça-feira se diz Terceiro dia.

Traduzindo literalmente os dias da semana, se diz: Primeiro dia (Domingo), segundo dia (segunda-feira), terceiro dia (terça-feira), quarto dia (quarta-feira), quinto dia (quinta-feira) sexto dia (sexta-feira) e por último, Shabat (Sábado).

Transliterados: Yom Rishon, Yom Sheni, Yom Shlishi, Yom Chamishi, Yom Shishi, Shabat.


Seria impossível aquela sexta-feira ser 14 de Nissan se o Shabat seguinte seria Shabat Gadol.

Qualquer judeu sabe disso.



Fco, vc disse que Jesus ressuscitou em 17/04/0033,mas, admiro vc não saber que a contagem do calendário cristão tem um erro que se aproxima de 3 a 8 anos.

Pois, Jesus nasceu durante o reinado de Herodes o Grande, que faleceu no ano 4 aec.
O cálculo desse calendário romano foi feito pelo romano Dionysius Exiguus, e qualquer autoridade hoje afirma que ele errou no cálculo.

Qualquer conhecedor desse fato, admite que Jesus tenha nascido entre os anos 6 a 5 AEC.

Portanto, se basear nesse calendário é totalmente contraditório.


Além de tudo isso que eu citei, existe uma abismal incoerência.

Para ser sincero, a verdade é que cristão não entende sobre textos judaicos, simplesmente porque não conhece judaísmo, e o evangelho é um texto judaico, quer seja coerente ou incoerente, foi escrito por judeus.

Vamos analisar os casos.

Primeiro caso

O próprio texto diz que o dia em que Jesus morreu era o dia da preparação da páscoa.

A primeira observação que se deve fazer, é que Jesus celebra Pessach antes do Pessach dos outros judeus, e o dia da preparação para os judeus ainda nem havia chegado.

E o dia da preparação de Pessach para os judeus, seria o próximo dia, pois, segundo o texto, Jesus foi julgado durante toda aquela madrugada e no amanhacer daquela madrugada seria o dia da preparação do Pessach para os demais judeus.

Mas, o que é o dia da preparação?

Duas coisas há de interessantes aí, pois, no dia da preparação, os judeus ficam super ocupados, e o texto relata que estavam todos lá no julgamento e condenação de Jesus, essa é a primeira incoerência.

Pois, no dia da preparação, o judeu se ocupa em fazer as seguintes ordenanças, como é que teriam tempo para ficar assistindo todo o processo de julgamento de Jesus?

Preparação de Pessach:

1º Birkat Eilonot – De manhã se ajuntam e se ocupam em fazer essa benção.

2 º Hagealat Kelim – Depois toda a comunidade se ocupa em fazer a imersão em águas ferventes, preparando os pratos e talheres para a noite do seder.

3º Sheivat Shelanu – Consiste em retirar água do poço a fim de fazerem os matzot.

4º Matzot – Se ocupam em fazer as matzot para o seder da noite.

5º Mechirat Chametz lagoy – Nessa parte pegam tudo o que há de fermentado em suas casas e levam para os gentios, afim de vender para os gentios, conforme o dito da Torah.

6º Bedikat Chametz - É a supervisão que se faz, com a intenção de procurar qualquer resto de chametz (coisas fermentadas )que sobraram na casa, procurando cuidadosamente em cada cômodo da casa na busca de chametz.

7º Bi’ur Chametz – Os judeus se ocupam em queimar todos os restos de chametz encontrados na Bedikat chametz.

8º Como aquele shabat era Shabat Gadol, a escolha do cordeiro teria que ser um dia antes, pois, todas estas coisas citadas aqui, seriam proibidas em shabat, pois, em shabat é proibido fazer a preparação. Sendo assim, seria impossível terem feito tudo isso no Shabat Gadol, que é o sábado anterior ao pessach.
Neste mesmo dia, a tarde, sacrificariam milhares de cordeiros para celebrarem o seder daquela noite.

Essa cerimônia de sacrifício, ocuparia toda a tarde, não teriam tempo para ficarem assistindo julgamente de ninguém.

Portanto veja, que um cristão não tem capacidade de entender as complicações do texto por falta de conhecimento do judaísmo.

Para qualquer judeu, esse texto é cômico, e um judeu não consegue crer nele.

Então, não adianta interpretar o texto da maneira cristã, pois, não dá certo.

O texto é claro e nítido, pois, se Yochanan diz que aquele Shabat seria Shabat Gadol, não há como afirmar que Pessach não seria no domingo se a preparação teria que ser na sexta-feira.

Isso pode ser difícil ao seu ponto de vista que não conhece judaísmo, mas, qualquer judeu consegue observar isso.

Por isso é muito mais fácil para gentio acreditar (que não sabe judaísmo) do que para um judeu.

Jesus também disse que seriam “APÓS” o terceiro dia e não “NO” terceiro dia que ele ressuscitaria.

Portanto, seria “APÓS” 72 horas e não “DENTRO” dessas 72 duas horas.

A única escapatória que os cristão teriam, seria o de que Jesus tenha ressuscitado na Terça-feira, como sugere o texto “terceiro-dia” que a maneira hebraica de se dizer “terça-feira”.

Portanto, qualquer interpretador gentio sem conhecimento de judaísmo, não percebe nada disso.

A verdade é que o texto de Yochanan relata claramente que o Pessach judaico não havia chegado, portanto, não tem escapatória para nenhum cristão essas tentativas de mudar o dia de Pessach para o meio da semana.

Essa interpretação é totalmente fora da realidade judaica.

Segundo o texto, o dia da preparação foi em 13 de Nissan, já que 14 de Nissan cairia em Shabat, e pela Torah é proibido fazer a preparação quando se cai em Shabat, e por isso a preparação fica sendo no dia anterior. Quando isso acontecesse, em hebraico é chamado EREV-EREV PESSACH = véspera da véspera de Pessach.

É uma pena que os cristão não conheçam judaísmo a fim de poderem entender a dificuldade que os judeus têm em reconhecer o evangelho como inspirado, pois, são tantas as incoerências que se torna quase impossível de um judeu aceitá-las.

Então, se vc aprendeu isso no meio de cristãos, ou de cristãos que agora querem ser judeus, ensine agora o motivo de todas essas implicações do texto, pois, esses não sabem nada de judaísmo.

Bem, mas, como todos meus outros textos, eu duvido que vc concordará, pois, vc concorda com qualquer outro cara que não conhece judaísmo e nem o idioma hebraico, mas, com quem conhece tanto o idioma quanto o judaísmo, vc não concorda.

Portanto, fica até difícil para mim eu perder todo esse tempo tentando te explicar isso, mas, a minha parte eu fiz, tentei explicar a vc.

Crer , com certeza vc não vai crer, pois, vc só crê no que quer, mesmo que eu te mostre as evidências.

Mas, mesmo assim, deixei a explicação.

Shalom Fco.
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Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso? Empty Re: Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso?

Mensagem por Fco Oliveira Sex Abr 09, 2010 6:21 pm

Amém, caro irmão, se essa é a verdade, a coisa ficou fora do nosso alcance, jamais eu imaginaria que existisse tanta complicação nestes escritos bíbliacos; realmente eu admito que tem a cultura, os costumes e as datas que eram por este povo observado rigorosamente, concordo contigo.
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Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso? Empty Re: Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso?

Mensagem por Mashmid Sex Abr 09, 2010 6:44 pm

Shalom Fco!

Caramba, agora fiquei até surpreso, pois, eu tinha certeza de que vc não entenderia, porém, vc entendeu como o negócio é mais complicado do que parece.
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Mashmid

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Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso? Empty Re: Yeshua Ressuscitou no Terceiro dia. Vc entende isso?

Mensagem por Diego Dom Mar 20, 2011 6:28 am

Shalom achym..

Tudo se resolve se passarmos a considerar que Yeshua morreu na quarta-feira e ressuscitou no Shabat (daí vem seu Senhorio, Senhor do Shabat), contudo as mulheres foram ao sepulcro no domingo, mas isso não quer dizer que sua ressurreição fora nesse dia.

Tivemos naqueles dias dois Shabatom, o Shabat semanal e o Shabat festivo.

Lehi..
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Mensagem por Fco Oliveira Dom Mar 20, 2011 12:46 pm

Amém nobre irmão Diego, como vai as coisas? A propósito, como vai o Torah Web? Depois que me escumungaram de lá, não voltei mais lá, não tive chance nem de me defender, foi horrivel! Me sentir um leproso, um assassino ou coisa pior... Mais tudo bem, eu ainda estou vivo;

Voltando ao assunto do tópico, sei que o amado tem muito conhecimento sobre este assunto, pena que a bíblia é neutra sobre a Verdade do Verdadeiro Mashiach, mais fazer o que, se nem Ele e nem o Pai não estão nem ai pro que está acontecendo com a sua igreja, quem somos nós, para resolver alguma coisa? Nada.

Fiquei imensamente contente com a sua presença aqui, continue conosco, estamos meios distante dos debates, as vezes eu sinto saudade.
Shalom esteja com todos vocês.
Fco Oliveira
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Mensagem por Diego Dom Mar 20, 2011 3:25 pm

Shalom irmão Fco Oliveira..

Obrigado pela recepção.

Bem o Torah Web está bem, mas eu pouco tenho postado por lá, porque os assuntos são praticamente os mesmos, sendo assim só seria repetição tudo o que eu pudesse falar.

Irmão, sobre sua permanência lá ou não, eu não tive participação, muito embora eu seja moderador lá, mas só o Adim tem esse "poder". Mas eu não deixo de concordar que suas ultimas postagens foram crucial para essa decisão.

se nem Ele e nem o Pai não estão nem ai pro que está acontecendo com a sua igreja, quem somos nós, para resolver alguma coisa?

Veja que até mesmo nessa sua postagem (aqui) ela é um tanto escarnecedora e isso de fato é inadmissível (AO MEU VER). Qualquer individuo ou instituição poderia concordar uma vez crendo que a Tanakh e a Brit HaDashah são inspirados, vir alguém e questionar a D'us por ela. Não falo de traduções, mas dos assuntos em si. Me lembro que vc colocou D'us numa situação bem difícil diante do que temos por verdade, então creio eu, que esse foi o critério usado para sua exclusão (diga-se de passagem em concordância com as regras que vc aceitou quando entrou).

Mas se é direito de resposta que queres talvez possamos conseguir.

Eu particularmente não terei problemas pessoais de dialogar com quem quer que seja, pois meu intuito nunca será vencer ou prevalecer, mas de promover o que foi descrito em Rm 12:2, ou seja, promover renovação de entendimento quer em mim mesmo, quer no próximo que amo incondicionalmente.

Quanto a mim, conte para o que precisar, desde que estejamos dentro do que cremos.
Diego
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