Torah Lagoym - תורה לגוים
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

+19
magno
Riong
Édis B. Lacerda
Marcos
Joseph Shafan
sergio
edusantosvp@hotmail.com
Uzgav
eduardowgt
WALADRI
birclau
Joel Oliveira
bruno
kolkhay
dorna
Fco Oliveira
Mashmid
ServoMiguel
Admin
23 participantes

Página 6 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Ter Nov 23, 2010 9:18 pm

Ah ... lembrei de um texto que poderá ajudá-los a entender sobre o termo Adon.


(Salmos 110:1) - DISSE o SENHOR (YHWH) ao meu senhor (ADONI): Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.


תהילים קי א : (פסוק אחד)לדוד מזמור נאם יהוה לאדני שב לימיני עד אשית איביך הדם לרגליך

O salmo diz:

Ledavid mizmor Neum YHWH laadoni (לאדני)= Salmo de David; Dito do Eterno ao meu senhor.

Não irão dizer que o ADONI nesse texto se trata do deus Adonis ? hehehehe
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Ter Nov 23, 2010 9:38 pm

Ahh.. lembrei de mais uma coisa.


O termo ADONAI , foi extremamente usado por Daniel no seu livro.


דניאל ט ג : (פסוק אחד)ואתנה את פני אל אדני האלהים לבקש תפלה ותחנונים בצום ושק ואפר

Vaetnah et panai el ADONAI HAELOHIM levakesh tefilah vetachanunim betzom vesak veefer.

Dn 9:3 E virei meu rosto a ADONAI HAELOHIM a pedir em oração e súplicas, em jejum, (vestido) de saco e cinza.



דניאל ט ד : (פסוק אחד)ואתפללה ליהוה אלהי ואתודה ואמרה אנא אדני האל הגדול והנורא שמר הברית והחסד לאהביו ולשמרי מצותיו

Vaetpalelah laYHWH elohai veetvadeh vaomrah ana ADONAI HAEL HAGADOL VEHANORAH shomer habrit vehachesed laohavav veshomrei mitzvotav.

Dn 9:4 E orei a YHWH ELOHAI e me confessei e disse , por favor ADONAI o grande, poderoso e tremendo, o que guarda a aliança e a misericórdia aos que o amam e guardam seus mandamentos.




דניאל ט ט : (פסוק אחד)לאדני אלהינו הרחמים והסלחות כי מרדנו בו

LaADONAI ELOHEINU harachamim vehaslichot ki maradnu bo.

A ADONAI ELOHEINU são as misericórdias e os perdões, porque nos rebelamos contra ele.


E assim vai no livro inteiro.

E aí, estava Daniel chamando por ADONIS?

Qual de vcs dirá que o profeta Daniel estava orando a ADONIS ?

Rs.


Amigos, desculpe, mas, falar do idioma hebraico sem saber, é o mesmo que ser cego querendo observar à Lua no telescópio.
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Ter Nov 23, 2010 10:03 pm

Eu acho que Daniel nesta época estava desviado.....rsrsr

Dá pra se perceber que você entente bastando do idioma, e que não defende sem base igual nossos irmãos que postam neste tópico...
Fica aí, não vai embora não, quando quiser novamente comentar fique a vontade.
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Uzgav Qua Nov 24, 2010 10:07 am

Amado Mashmid,

Admiro sua forma de abordagem. Somente tenho contra, o seu ar de superioridade, essa pontinha de soberba.

Quanto ao termo “UL”, é sabido de todos os estudiosos que o termo vem de forma acádica illu do verbo (ul), é um dos títulos mais antigos do Altíssimo YHWH (lê-se Í-ÁO-RRU).

Não precisamos ser mestrados em linguistica para perceber que a utilização deste termo antecede o uso do termo “EL”

É uma palavra que ocorre como substantivo comum e também um título do Altíssimo YHWH (Lê-se Í-ÁO-RRU.) É claramente demonstrado esse fato no caso dos cananitas no primeiro e no segundo milênio AM, e dos patriarcas, para os quais UL, claramente, não era só um ser mais alto num panteão, mas sim, o Único Ser Supremo e Altíssimo a quem honravam na base da sua revelação. UL significa literalmente: “aquele que vai adiante ou começa as coisas”.

No relacionamento redentor de Yaohu com o homem, encontramos apenas um Nome revelado, mas muitos títulos usados independentes ou em conjunto deste Maravilhoso Nome: YHWH (Lê-se YAOHU), que o revelam como aquele que atende cada necessidade do homem desde o seu estado de perdido até o fim.

Você deve saber a diferença entre um “nome” e um “título”. Muitos títulos que as pessoas usam, ao referir-se ao Altíssimo, são bíblicos, mas há outros títulos não-bíblicos, alguns sendo idólatras e até mesmo blásfemos!

Todos os espíritos correspondem e respondem a um nome, para fins de identificação. Para particularizar suas identidades.

Nomes são para identificação, posição, estado civil, profissão, caráter, ofício, diploma, etc. Por exemplo: o nome José Carlos, como os títulos: Senhor, Arquiteto, Republicano, Presidente, Governador de Estado etc. Outros títulos comuns são: Senador, Major, Coronel, General, Gerente, Princesa, Rainha, Rei, etc.

Então, apenas um nome, mas muitos títulos possíveis. O nome é para identificação, os títulos para qualificações ou decorações ou para informar a todos sobre as pessoas por trás desses nomes; e o que elas fazem ou que posições de autoridade elas ocupam. Da mesma forma, nosso Criador tem apenas um único Nome: “YAOHU”, mas muitos títulos: o Altíssimo, o Hodshua de Yaoshorul, o Todo-Poderoso, o Criador, o Comandante dos Exércitos, o Pai, etc.

Nas Escrituras Sagradas, foi-nos dito para louvar, adorar, exaltar, glorificar e abençoar Seu NOME! É correto incluir algum dos Seus títulos, mas o NOME deve sempre ser propriamente especificado, para identificação adequada. Lembre-se, o nome é para comprovar a identificação! Os títulos servem como qualificadores ou modificadores, se você quiser.

“Aquele que invocar o Nome YHWH (Lê-se Í-ÁO-RRU) será salvo!” - ( YaoUl 2:32 (Jo-l), Atos 2:21 )

Note que os títulos não foram escritos. “Aquele que invocar o Nome YAOHU será salvo!”.

Diz que nós devemos clamar por Seu Nome e não apenas por um de Seus títulos, se nós realmente queremos redenção e salvação, proteção e benefícios.


YarmYaohu 23: 27 Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal. (Jeremias)

YaoshuaYaohu 52: 5 ... e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo! 6 Portanto o meu povo saberá o meu nome; portanto saberá naquele dia que sou eu o que falo; eis-me aqui. (Isaias)

MolaokhYaohu 2: 2 Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz Í-ÁO-RRU dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração. (Malaquias)
Uzgav
Uzgav

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Qua Nov 24, 2010 12:32 pm

Olá, Uzgav!

Soberba!? Amigo, não é soberba é segurança e certeza.

Se eu falo com firmeza , é porque eu sei do que estou falando.


Amigo, se vc estivesse falando com um evangélico, até poderia dizer o que vc diz, mas, aqui tem que tomar cuidado com o que diz, porque não sou ignorante.

Primeiro, quais são esses "todos estudiosos" que vc citou? De onde vc tirou essa informação errônea?
(SE FOR RESPONDER A ESTA POSTAGEM, NÃO ESQUECER DE RELACIONAR OS NOMES DOS TAIS "ESTUDIOSOS")


Vc deve ter tirado essa informação de sites chulos do tipo Antares, porque, eu gostaria de saber de onde vc tirou esses "ILLU" e "UL".


Amigo, novamente digo, não seja falacioso comigo, por favor, sofismas aqui não colam.


O termo "deus" em acádio é "ALLALLU" que tem o mesmo significado de "ELOHA" do hebraico.

Allallu = poderoso, forte.

E o termo "AGÛ" para "deuses" e "demônios.



Para se dizer "deusa" em acádio, se diz "ASHTARU".

Por isso os antigos hebreus chamavam à deusa "ASH-SHURITU" de "ASHTAROT" ou "ISHTAR" , pois , vem do termo "ASHTARU".

A deusa "ASH-SHURITU", na mitologia acádia, era a esposa do deus "ASHUR", que é o deus que deu origem ao nome da Assíria, porque Assíria em aramaico se diz "ASHUR", e o povo arameu se diz "ASHURAIA" em aramaico, e "ASH-SHURU" em acádio.

Ainda há o termo "BUKURTU" para deusas-filhas.

Portanto, amigo, sugiro que não utilize desses sofismas aqui.

Eles podem até funcinar bem com evangélicos, mas, não funcionam comigo.

E outra coisa, vc disse sobre um tal verbo "UL", isso é MENTIRA, porque não existe verbo "UL".

Verbos que seriam relacionados a "ser forte, poderoso, autoritário" são os verbos "BELU E DANANU", por isso que o termo "DANDANNU" em acádio é o termo "TODO-PODEROSO, ONIPOTENTE" utilizado no contexto religioso.


Por isso tudo, e por mais, vc não tem autoridade alguma para vir aqui e me dizer isto:

É uma palavra que ocorre como substantivo comum e também um título do Altíssimo YHWH (Lê-se Í-ÁO-RRU.)

Por que não tem autoridade?
Porque não sabe o idioma hebraico, e também porque não conhece nem o básico dos outros idiomas semíticos relacionados.

Pronto, isso já é o suficiente para que vc não tenha autoridade alguma para afirmar algo.
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Uzgav Qua Nov 24, 2010 4:08 pm

Amado Mashmid,

Realmente é um grande prazer conversar com você sobre essas coisas.

O AMADO IZ: Soberba!? Amigo, não é soberba é segurança e certeza.


Amado, não vou me desculpara pela franqueza do apontamento. A Torah diz que a soberba é enganosa.


O AMADO IZ: Amigo, se vc estivesse falando com um evangélico, até poderia dizer o que vc diz, ....

Amado, sei muito bem com quem estou falando.Infelizmente não muda muito as perspectivas. Seu comportamento é igual.

O AMADO IZ: Primeiro, quais são esses "todos estudiosos" que vc citou? De onde vc tirou essa informação errônea?


Essa é uma das características do soberbo, não reconhece ninguém alem dele mesmo.

O AMADO IZ: O termo "deus" em acádio é "ALLALLU" que tem o mesmo significado de "ELOHA" do hebraico.

Amado as muitas letras te confundem. Quem te informou que o termo “deus” tem significado em acádio ou até mesmo no hebraico.

O amado sabe realmente o real significado do termo De-s? Já verificou o significa do etimológico dessa palavra? Parece que não.

Vejamosotextoa baixo:

Debarim 32.17:
"יִזְבְּחוּ לַשֵּׁדִים לֹא אֱלֹהַ אֱלֹהִים לֹא יְדָעוּם חֲדָשִׁים מִקָּרֹב בָּאוּ לֹא שְׂעָרוּם אֲבֹתֵיכֶם"

Yizbechu lashêdhiym lo' 'Eloah 'elohiym lo'yedhâ`um chadhâshiym miqqârobh bâ'u lo' se`ârum 'abhothêykhem
Observe que a mesma palavra אֱלֹהִים (Elohim) indica os demônios ( שֵּׁדִים Shedim) e o singular אֱלֹהַ (Eloah) no mesmo versículo refere-se ao ULHIM Verdadeiro.”

Até parece que o amado não sabe significa etimológico os termos a baixo? O amado sabe?

EL
ELEI,
ELOAH
ELOHIM


O amado sabe realmente qual a diferença entre EL e a palavra ELOHIM?

Acaso o amado não sabe que “Elohim” é anterior a “Eloah”, ou seja, o plural surgiu antes do singular e que a forma primitiva de Elohim é El e não Eloah.

O que essa palavra significa quando nos registros INSPIRADOS refere-se ao Altíssimo Criador?

O que essa palavra significa quando nos registros INSPIRADOS refere-se individualmente a divindade pagã ou não, designa seres espirituais: anjos ou demônios e até homens?

Quem tem ouvido ouça,


Não é correto usar o título EL ou ELOHIM para referir-se ao Altíssimo Criador. EL é uma palavra que toda língua semítica tem em comum, uma simples pesquisa na verdadeira pessoa de “EL” na mitologia babilônica-caldéia irá revelar que “EL” era um ídolo pagão muito popular na história antiga destes povos. Ele era um ídolo associado com incesto, luxúria, imoralidade, deslealdade e traição. Usar este título ativa espíritos sedutores com as características imorais de “EL”. Na pronuncia devemos distorcer acrescentando um “K”, lê-se KEL.

EL - Nome do pai de Baal – No Tanach o termo "El", quando utilizado, sempre é utilizado no singular, e nunca no plural.
Eloha
Elohim
Elohei – Está no plural - contração no genitivo. No Tanach vemos a contração no genitivo "elohei" sendo agregada a sufixos pronominais. Ex: eloheinu, eloheihem, eloheichem, etc.

Eli – Aramáico – Plural - Elim

Eli é o filho de Ansar e Kisar, as divindades primordiais, e pai do deus da lua Sin. Juntamente com Anu e Ea eli forma uma tríade de deuses poderosos na Mesopotâmia antiga religião. Eli é representada vestindo uma tiara que está decorado com chifres. Eli é equivalente ao deus sumério Enlil ".
Enlil Enlil
"No mito Sumero-babilônica antiga, Enlil (" senhor do vento ") é o deus do ar, vento e tempestades. Enlil é o principal deus do panteão da Mesopotâmia, e é por vezes referido como Kur-Gal (" grande montanha ") . Na cosmologia suméria nasceu da união de um céu e da terra Ki. Estes separados ele, e ele levado a terra como sua porção. Nos tempos mais tarde, ele suplantou o Anu como o deus principal. Sua consorte é Ninlil com quem tem cinco filhos: Nana, Nerigal, Ningirsu, Ninurta e Nisaba.

Enlil detém a posse das Tábuas do Destino que lhe dá poder sobre todo o cosmos e os assuntos do homem. Ele às vezes é simpático para com a humanidade, mas também pode ser uma severa e até mesmo De-s cruel que castiga o homem e envia catástrofes, como o Dilúvio que acabou com a humanidade, com excepção de Atrahasis. Enlil é retratada com uma coroa de chifres, símbolo de seu poder. Seu templo mais prestigiados estava na cidade Nippur, e ele era o padroeiro da cidade. " Seu equivalente é o deus Ellil acádio. "
Uzgav
Uzgav

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Qua Nov 24, 2010 11:56 pm

Olá Uzgav!

Amado, não vou me desculpara pela franqueza do apontamento. A Torah diz que a soberba é enganosa.

A Torah não diz que a soberba é enganosa, pois, eu conheço à Torah.

Onde diz que a soberba é enganosa é em Neviim , mais especificamente no livro de Hoshe'a.

Amado, sei muito bem com quem estou falando.Infelizmente não muda muito as perspectivas. Seu comportamento é igual.

Amigo, há uma grande diferença entre mim e os evangélicos. Primeiro, que não sou evangélico , e convivi em comunidades judaicas por um bom tempo, conheço à cultura, às literaturas e o idioma.
O conhecimento de judaísmo já é uma enorme diferença entre mim e algum evangélico.
E quanto ao comportamento, debato com evangélicos sempre, e como sempre, os argumentos deles não têm evidências, provas ou fontes.
Olhando por esse lado, seu comportamento é que se assemelha ao deles, pois, não tem evidência, prova, ou conhecimento do que diz.
Eu falo hebraico desde muleque, e vc ?

Essa é uma das características do soberbo, não reconhece ninguém alem dele mesmo.
Não reconheço!? Ué, vc nem ainda disse quem são.
Como é que eu vou reconhecer alguém que vc ainda nem disse quem é?
Quem são? Primeiro diga quem são , pois, até agora vc não citou nomes e nem fontes.

Amado as muitas letras te confundem. Quem te informou que o termo “deus” tem significado em acádio ou até mesmo no hebraico.

Amigo, vc usa de subterfúgios para escapar da pergunta, pois, vc entendeu muito bem o que eu quis dizer, mas, está sendo hipócrita fingindo que não entendeu.
O termo "deus" não tem significado em acádio assim como "sapato" também não tem.
Pois, vc sabe muito bem que utilizei o termo "deus" me referindo a um criador, mesmo que o termo "deus" não seja adequado.


O amado sabe realmente o real significado do termo De-s? Já verificou o significa do etimológico dessa palavra? Parece que não.

Amigo, isso aí para vc é novidade,mas, não para mim.
Enquanto vc rezava para Jesus nas igrejas, eu já sabia que esse nome não é hebraico e fazia minhas rezas em hebraico na sinagoga.

Já conheço o sermão todo. A sua fé diz que o termo "deus" vem de "Zeus", etc...
Há uma grande diferença de "θεός" para "Ζεύς". E parece que essa comparação só funciona com a língua portuguesa.

Ou será que há semelhança entre Zeus e "Gott" do alemão ou "God" do inglês ?

Se parece com "Kamisama" do japonês, ou com "Bondye" do crioulo haitiano?

Talvez com "Bog" do russo, ou "Astvats" do armênio.


Só funciona com português , né ?


Vejamosotextoa baixo:

Debarim 32.17:
"יִזְבְּחוּ לַשֵּׁדִים לֹא אֱלֹהַ אֱלֹהִים לֹא יְדָעוּם חֲדָשִׁים מִקָּרֹב בָּאוּ לֹא שְׂעָרוּם אֲבֹתֵיכֶם"

Yizbechu lashêdhiym lo' 'Eloah 'elohiym lo'yedhâ`um chadhâshiym miqqârobh bâ'u lo' se`ârum 'abhothêykhem
Observe que a mesma palavra אֱלֹהִים (Elohim) indica os demônios ( שֵּׁדִים Shedim) e o singular אֱלֹהַ (Eloah) no mesmo versículo refere-se ao ULHIM Verdadeiro.”

Amigo, não se preocupe em traduzir, ou melhor, copiar. Eu não preciso de tradução amigo.

E está nítido que vc copiou à transliteração, porque não usamos tais acentos e nem duplicamos letras na transliteração.


Vc não percebe a gafe que está comentendo?

Então vc quer dizer que Eloha se refere a YHWH enquanto Elohim se refere aos demônios


A própria Torah chama a YHWH por centenas de vezes como Elohim.

Logo no primeiro versículo de Bereshit, "bara elohim et hashamaim veet haaretz".

Ah, só mais uma coisa, não é DEBARIM, o certo é DEVARIM com som de "V".


E outra coisa, na Torah a palavra ELOHIM é usada para os juízes de Israel.

Até parece que o amado não sabe significa etimológico os termos a baixo? O amado sabe?

EL
ELEI,
ELOAH
ELOHIM

O amado sabe realmente qual a diferença entre EL e a palavra ELOHIM?

Acaso o amado não sabe que “Elohim” é anterior a “Eloah”, ou seja, o plural surgiu antes do singular e que a forma primitiva de Elohim é El e não Eloah.

Sei sim a diferença, é vc quem não sabe. Pois, falo hebraico desde novo, e vc?


Até parece que eu não sei os significados etmológicos de EL, ELEI, ELOAH E ELOHIM, né ?


Para começar, ELEI não existe e não é ELOAH é ELOHA, como eu já disse.

Meu filho, é até engraçado vc me questionar se sei sobre isso.

Engraçado isso que vc disse, pois então, a forma primitiva de ELOHIM deveria ser o plural de EL que é ELIM, e não o singular, já que ELOHIM também é plural.


Amigo, não confunda pé com fé, ou cão com chão.

EL = poderoso.
Elohim = poderes.

O termo elohim não se refere ao ser em si, e sim aos poderes que ele possui.


Pois, os primitivos criam que FORÇAS sobrenaturais regiam o universo, e chamavam a essas forças de Elohim (poderes).

Até que personificaram essas forças, e criaram entidades as quais chamavam de elohim.

O que essa palavra significa quando nos registros INSPIRADOS refere-se individualmente a divindade pagã ou não, designa seres espirituais: anjos ou demônios e até homens?

Sim, e qual o problema? Já que o termo não se refere a CRIADOR, e sim a um indivíduo que tem autoridade, poder ou força.

Segundo a Torah, Boreh ha'olam só existe um.

Se disser que elohim não pode ser usado a YHWH porque é usado a anjos, demônios e homens, então, vc deveria protestar para não usarem a palavra "RUACH", porque esse termo é usado aos demônios, anjos, e até ao próprio YHWH.

Então, não diga que YHWH é espírito, porque Satan também é um espírito, aí vc não vai saber de qual espírito está falando, né ?


Agora, vc teve que inventar um termo só para não confundir o demônio com YHWH ?

Se algum ídolo é chamado de elohim significa que o é?

מלכים ב יט יח : (פסוק אחד)ונתנו את אלהיהם באש כי לא אלהים המה כי אם מעשה ידי אדם עץ ואבן ויאבדום

Malachim beit 19:18 E lançaremos suas potestades (elohim) no fogo, porque não são potestades (elohim)...



ירמיה טז כ : (פסוק אחד)היעשה לו אדם אלהים והמה לא אלהים

Yirmiahu 16:20 Fará o homem para si potestades (elohim), não sendo eles potestades (elohim)?


Sabe qual é o problema? É que sem vc perceber, vc entende ELOHIM como um CRIADOR, então, vc não admite que haja outros CRIADORES, quando na verdade no hebraico se fala de POTESTADES.

Sua mente já está condicionada a pensar em elohim como sendo um criador.

Ou por acaso não há outras potestades (elohim) segundo a bíblia? Não diz a bíblia que os demônios são potestades?

Mas, e quanto ao ídolo?

Quando diz que um ídolo não é elohim, é porque o ídolo não tem poderes, não pode fazer nada.

Ou quando chamam a um ídolo de elohim (potestades), não significa que realmente seja.

Como diz em diversos textos do Tanach, ki hem lo elohim = pois eles não são potestades.

Mas, fica difícil para um cara com mente cristã não falante do hebraico, entender o que o texto realmente quer dizer.

Não é correto usar o título EL ou ELOHIM para referir-se ao Altíssimo Criador. EL é uma palavra que toda língua semítica tem em comum, uma simples pesquisa na verdadeira pessoa de “EL” na mitologia babilônica-caldéia irá revelar que “EL” era um ídolo pagão muito popular na história antiga destes povos. Ele era um ídolo associado com incesto, luxúria, imoralidade, deslealdade e traição. Usar este título ativa espíritos sedutores com as características imorais de “EL”. Na pronuncia devemos distorcer acrescentando um “K”, lê-se KEL.

Certo, então não é certo referir-se ao tal criador como sendo Poderoso (EL)? Rs

Se Marduk era chamado de poderoso(EL), significa que era?

Quer dizer que se algum povo chamasse a sua dinvindade de PODEROSO, os hebreus não poderiam chamar a YHWH de PODEROSO?

Engraçado esse teu argumento.

Ok, não utilize mais o "título" PODEROSO (EL), só porque alguém chamou a sua divindade de PODEROSO (EL).


EL - Nome do pai de Baal – No Tanach o termo "El", quando utilizado, sempre é utilizado no singular, e nunca no plural.

Nome do pai Ba'al ? kkkk

Meu filho, de qual Ba'al vc está falando? De Marduk, Molech, Dagon, Ashur, Kemosh, etc ?

Ba'al = dono, senhor, marido.

Cada povo tinha o seu Ba'al. O pluram de Ba'al é Be'alim, que na tradução está Baalins.]

Até YHWH é chamado de Ba'al no tanach.



Outra mentira, onde é que vc viu que EL nunca é utilizado no plural?


ישעיה נז ה : (פסוק אחד)הנחמים באלים תחת כל עץ רענן שחטי הילדים בנחלים תחת סעפי הסלעים

Yeshuaiah 57:5 Hanechamim baELIM tachat col etz ra'anan shochatei hayeladim banechalim tachat se'ifei hasla'im

Os que se inflamam com os ELIM ("deuses") debaixo de toda árvore verde, sacrificam crianças nos ribeiros, debaixo de fendas nas rochas.



תהילים פט ז : (פסוק אחד)כי מי בשחק יערך ליהוה ידמה ליהוה בבני אלים

Ki mi bashachak ya'aroch la'YHWH yidme laYHWH bivnei ELIM ?

Tehilim 89:7 Pois, quem no céu se equipará a YHWH, ou há entre os filhos dos poderosos (ELIM) alguém que se pareça com YHWH ?



תהילים כט א : (פסוק אחד)מזמור לדוד הבו ליהוה בני אלים הבו ליהוה כבוד ועז

Havu laYHWH bnei ELIM havu laYHWH kavod va'oz

Trazei a YHWH óh filhos dos poderosos (ELIM), trazei a YHWH glória e poder.



Onde fica a afirmação de que EL nunca aparece no plural ????


Eli – Aramáico – Plural - Elim

Outra mentira.

Talvez vc tenha se inspirado na tradução errônea do João Ferreira:

(Mateus 27:46) - ...Eli, Eli, lamá sabactâni...

Meu filho, ELI não existe em aramaico, me prove que existe, mostre de onde vc tirou isso!!!!

A frase correta em aramaico: Elahi, Elahi, lemana shavaktani.

ELI = EL + sufixo de pronome possessivo da primeira pessoa do singular, ou seja, MEU PODEROSO, traduzido como "meu deus".

Eli é o filho de Ansar e Kisar, as divindades primordiais, e pai do deus da lua Sin. Juntamente com Anu e Ea eli forma uma tríade de deuses poderosos na Mesopotâmia antiga religião. Eli é representada vestindo uma tiara que está decorado com chifres. Eli é equivalente ao deus sumério Enlil ".

Outra invenção, a tríade mesopotâmica era formada por Sin, Shamash e Ishtar, que representavam a Lua, o Sol e Vênus.


E Enlil que quer dizer "raio e trovão", não tem nada a ver com EL ou ELI.

MOSTRE A FONTE DE ONDE VC TIROU ISSO!

Cara, manda a prova! Invenção não tem prova né ?


Desculpe-me Uzgar, mas, eu já te disse, não venha com sofismas aqui.


Cara, qual será a sua fonte, novamente o site Antares? Luiz Cláudio?

Bem, por favor Uzgar, traga PROVAS e não INVENÇÕES, não venha com sofismas, por favor.


Não nos chame indiretamente de idiotas.

Postar textos como esse é subestimar nossa inteligência.

Obrigado.
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Qui Nov 25, 2010 7:10 am

Caro irmão Mashmid...
Agora é comigo....
Você é Illuminati...???
Você recebe dinheiro pra viajar pelo mundo pra enganar as pessoas...???
Porque eu estava demonstrando que o verdadeiro nome do filho do Eterno é Yeshua e me chamaram disso...rsrsr
Eu não tenho nem o que te questionar, pois suas afirmações não deixam dúvidas, mas tenho algo pra debater contigo querido irmão....
Segundo o que aprendi, a palavra Deus descente da palavra Zeus, mas nos primeiros posts deste tópico você diz que não....
E para não ficarmos somente na minha palavra, estou deixando uma parte de uma palestra que diz isso...



Se caso interessar assista todas as partes da palestra, muito interessante mesmo....são 12 partes.

Shalom querido.....
"você deve ser illuminati...rsrsrs"
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Uzgav Qui Nov 25, 2010 10:19 am

Amado Mashmid

O AMADO DIZ: A Torah não diz que a soberba é enganosa, pois, eu conheço à Torah. Onde diz que a soberba é enganosa é em Neviim , mais especificamente no livro de Hoshe'a.

Amado a referencia ao Torah está diretamente relacionada aos ensinos transmitidos Escriturais. Observe que Awodyaohu também nos informa que a soberba é enganosa.

OBS: Torah - que geralmente é traduzido por
Lei - Pentateuco (Cinco Livros de Mehushua), na verdade ela vem do verbo Haraah, ensinar, Torah é o termo que designa o método que ULHIM nos transmite Suas Mitsvot, através do ensino, não da IMPOSIÇÃO.



O AMADO DIZ: Para começar, ELEI não existe ...

Então por favor me ensine como traduzir o texto a baixo? Shuamos 32.21 “אֵלֵי גִבֹּורִים”

O AMADO DIZ: Pois, vc sabe muito bem que utilizei o termo "deus" me referindo a um criador, mesmo que o termo "deus" não seja adequado.
'
O amado sabe realmente o real significado do termo De-s? Já verificou o significa do etimológico dessa palavra?

O AMADO DIZ: ... A sua fé diz que o termo "deus" vem de "Zeus", etc... Há uma grande diferença de "θεός" para "Ζεύς".

O amado, soberbamente se diz conhecedor de minha fé, agora, qual a sua fé? Você tem respostas para as perguntas que lhe foram feitas a cima?

O AMADO DIZ: Ou será que há semelhança entre Zeus e "Gott" do alemão ou "God" do inglês ?

O amado está perguntando ou afirmando?

O AMADO DIZ: Se parece com "Kamisama" do japonês, ou com "Bondye" do crioulo haitiano? Talvez com "Bog" do russo, ou "Astvats" do armênio..

Isso tudo é sua para soberbamente não admitir que não tem repostas para minhas perguntas ou está apenas descontraindo para mais tarde responder?

O amado sabe realmente o real significado do termo De-s? Já verificou o significa do etimológico dessa palavra?
O amado sabe a diferenças hebraico e grego deste conceito?

O AMADO DIZ: Amigo, não se preocupe em traduzir, ou melhor, copiar. Eu não preciso de tradução amigo.

Amado, se me apresento leigo sou ignorado, maltratado, insultado e humilhado. Se me mostro culto sou plageador. Afinal com qual dos perfis o amado deseja amigavelmente conversar?

O AMADO DIZ: Então vc quer dizer que Eloha se refere a YHWH enquanto Elohim se refere aos demônios.

O amado está perguntando ou afirmando?
Por que a nossa afirmação foi clara em afirmar que NO TEXTO EM ESPECÍFICO a palavra (Eloah) refere-se ao ULHIM Verdadeiro.

Observe que a mesma palavra אֱלֹהִים (Elohim) indica os demônios ( שֵּׁדִים Shedim) e o singular אֱלֹהַ (Eloah) no mesmo versículo refere-se ao ULHIM Verdadeiro.”

O AMADO DIZ: A própria Torah chama a YHWH por centenas de vezes como Elohim.

Para ser mais exato, essa palavra se refere ao Yaohuh ULHIM de Yaoshorul, mais de 2.000 vezes.

O AMADO DIZ: O termo elohim não se refere ao ser em si, e sim aos poderes que ele possui. Pois, os primitivos criam que FORÇAS sobrenaturais regiam o universo, e chamavam a essas forças de Elohim (poderes).

Amado isto não é um fato absoluto.

Pois essa resposta não pode ser dada de forma direta, ou seja, “é assim” ou “não é assim”, porque precisarmos situar o momento da história a qual queremos nos referir de ambos os povos.

Falo isso por que é fato que o povo hebr-u no nascedouro de sua história admitia a existência de outros ELOHIM como uma realidade, Dt. 10.17. assim com os gregos em determinado momento de sua história tinham a Zeus como o deus dos deuses.

Os hebreus só não veneravam ou adoravam esses outros ELOHIM por determinação de YHWH, embora vez por outra o fizessem.

Só em certos momentos a Bíblia identifica a YHWH como único ULHIM como em Dt. 4.39 ou I Rs. 8.60 e os demais deuses como falsos deuses Is. 37.19 é nesse ponto que realmente se diferencia a fé hebréia de qualquer outra cultura daquela época como o único povo estritamente monoteísta da história antiga.

Essa escrita servem para mostrar que os usos da palavra “ULHIM” precisam ser contextualizados e não devemos nos apressar aplicando-a.

O AMADO DIZ: Se disser que elohim não pode ser usado a YHWH porque é usado a anjos, demônios e homens, então, vc deveria protestar para não usarem a palavra "RUACH", porque esse termo é usado aos demônios, anjos, e até ao próprio YHWH.

De fato deveríamos protestar por muitas out4as coisas que estão sendo utilizadas hoje somente pela força da TRADIÇÃO.


O AMADO DIZ: Então, não diga que YHWH é espírito, porque Satan também é um espírito, aí vc não vai saber de qual espírito está falando, né ?

O amado está afirmando ou perguntando? Chegou a essa conclusão por dedução ou foi revelado?

O AMADO DIZ: Agora, vc teve que inventar um termo só para não confundir o demônio com YHWH ?

Não precisamos inventar, o termo UL vem antes do termo pagão EL.

O AMADO DIZ: Se algum ídolo é chamado de elohim significa que o é?

Estaria a Tanah mentindo quando assim os chama? Tanto EL, como ELOHA e ELOHIM são, dentro do Tanach mesmo palavras que, mesmo no plural, designam, individualmente a divindade pagã ou não, designa seres espirituais: anjos ou demônios e até homens.


O AMADO DIZ: Sabe qual é o problema? É que sem vc perceber, vc entende ELOHIM como um CRIADOR, então, vc não admite que haja outros CRIADORES, quando na verdade no hebraico se fala de POTESTADES.

O chegou a essas conclusões por quais motivos?

O AMADO DIZ: Sua mente já está condicionada a pensar em elohim como sendo um criador.

Já parou para pensar que essa pode ser a fala de sua soberba. Cuidado, não seja rápido em julgar as pessoas.

O AMADO DIZ: Ou por acaso não há outras potestades (elohim) segundo a bíblia? Não diz a bíblia que os demônios são potestades?

O amado está afirmando que a tradução da palavra potestade é “elhoim”?

O AMADO DIZ: Mas, fica difícil para um cara com mente cristã não falante do hebraico, entender o que o texto realmente quer dizer.

Se fosse verdadeiras essa máxima, com certeza todos os Yaohudi seriam versados no hebraico e na interpretação do Tanach. De fato não são.

NOSSA AFIRMAÇÃO: Não é correto usar o título EL ou ELOHIM para referir-se ao Altíssimo Criador... Na pronuncia devemos distorcer acrescentando um “K”, lê-se KEL...

O AMADO IRONICAMENTE PERGUNTA: Certo, então não é certo referir-se ao tal criador como sendo Poderoso (EL)? Rs

Na realidade o que estamos falando é que EL é o nome de um ser espiritual. Que quando invocado responde e busca relacionar-se com os ser.

Assim como o Altíssimo tem um Nome é segundo o Tanach este Nome deve ser invocado, estes seres espirituais da maldade também tem nomes e está escrtio no Torah que não devemos pronuncia-los.

Você entra em contato e realmente se comunica com quem você invoca. Numa ligação telefônica, que nos nossos dias ainda não se pode ver com quem se está falando, se você mandar chamar o Pedro em vez do João, quem virá atendê-lo será o Pedro e talvez você fale coisas para ele que jamais gostaria que ele soubesse, e o pior, deixará de falar com o João aquilo que era muito importante que ele ouvisse.

"Assegure-se de obedecer todas estas instruções, e lembre-se: nunca mencione o nome de um ídolo".

"Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de ídolos nem fareis menção; nunca se ouça da vossa boca o nome deles". (Shuamos 23:13)



O AMADO DIZ: Quer dizer que se algum povo chamasse a sua dinvindade de PODEROSO, os hebreus não poderiam chamar a YHWH de PODEROSO?

Precisamos realmente saber a diferença que há entre o Nome e um título. Um Título é apenas um complemento do nome de uma pessoa, um qualificativo, não podendo, de forma alguma, ser comparado ao nome da pessoa, mas, sim somado ao Nome original.

Tomemos como exemplo uma empresa secular. Nesta existem vários diretores (diretor é titulo) que são chamados de Senhor (Senhor é titulo). Há o Diretor-Presidente, o Vice-diretor, o Diretor-Financeiro, o Diretor-Administrativo, o Diretor-Comercial, etc. Todos são diretores e todos são Senhores. Se, durante uma reunião da diretoria, entra na sala um funcionário e chama apenas: Senhor Diretor, nenhum dos diretores saberá a quem ele está se dirigindo. Porém, se o funcionário chamar: Senhor Almeida, prontamente o diretor que tiver esse nome responderá.

Todas as pessoas gostam de ser tratadas pelo seu próprio nome. Todos querem que seu nome seja respeitado, honrado e querido. Assim se dá em relação ao Nome do Altíssimo. Se YAOHU UL desejasse que Seu Nome não fosse pronunciado Ele não o teria revelado e Escrito a Moisés, dizendo: “Assim dirás aos filhos de Yaoshorul :”


YAOHU me enviou a vós outros. Este é o meu nome ETERNAMENTE, E ASSIM SEREI LEMBRADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. ( Shuamos 3:14,15 ).


Lembre-se que há uma linha muito fina entre notas genuínas e notas falsas. Você não encontrará jamais uma nota falsa de três dólares. A imitação é muito parecida com o que é autêntico, discernível somente por meio de minuciosa investigação. Muito mais ainda quando se relaciona a seres sobrenaturais, espirituais, invisíveis. Seja muito, muito cuidadoso, porque é a sua vida inteira aqui e a vida do porvir que estão em jogo.

O que alguém lucra se ganhar o mundo todo e perder a sua própria alma?
O que alguém lucra se ele vence todas as discussões, mas sofre perdição eterna e tormento?


O AMADO DIZ: Meu filho, de qual Ba'al vc está falando? De Marduk, Molech, Dagon, Ashur, Kemosh, etc ?

O amado não é sabedor dessas coisas? Lembra-se, O emissário Yarmiyaohu fala de profetas que proclamam mentiras, que cuidam em fazer com que o povo se esqueça do Nome do Altíssimo ( Yarmiyaohu 23:26,27 )

“Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.”


O AMADO DIZ: Os que se inflamam com os ELIM ("deuses") debaixo de toda árvore verde, sacrificam crianças nos ribeiros, debaixo de fendas nas rochas.

Quem lhe disse que ELIM é o plural de EL? Essa informação está equivocada.

O AMADO DIZ: Cara, qual será a sua fonte, novamente o site Antares? Luiz Cláudio?

Parece que essas pessoas são de grande importância para o amado. Sempre os cita. Tens aprendido com eles?

O AMADO DIZ: Não nos chame indiretamente de idiotas.

Amado, fique certo que tens de minha parte o mais sinceros respeito e com certeza não é essa nossa intenção. Estou ciente de seu conceito sobre minha pessoa e concordo com o amado que nada sou, sou criatura vil e desprezível e com certeza tenho muito a aprender conversando com o amado.

Grato por sua atenção e respeito imerecido.
Uzgav
Uzgav

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Uzgav Qui Nov 25, 2010 12:01 pm

Amado Eduardo,

O que os Drs. Pierre e Masnmid ensinam sobre este assunto, todos nós já sabemos. O que eu gostaria mesmo é saber qual é o seu entendimento sobre este assunto.

E voce, o que tem a dizer sobre estes termos?
Uzgav
Uzgav

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Qui Nov 25, 2010 8:03 pm

Na verdade eu não tenho muito a falar sobre estes termos, porque nas minhas orações eu O chamo de Pai, de Mestre, de Eterno, de Altíssimo........e termino pedindo em nome de Yeshua....
Me expresso na minha língua mesmo, mas o nome de YHWH e Yeshua eu respeito e guardo com zelo.....
Eu não conheço muito, nem mesmo os significados dos nomes dos profetas, seria obrigação minha saber se eu procurasse receber palmas dos homens, mas não almejo isso.....
Pecador que sou, peço a misericórdia do Eterno sobre a minha vida, e o privilégio que o Altíssimo vai me dando de aprender eu levo aqueles que necessitam....
Eu me admiro, jovem que sou, não mais aceitar "Jesus", enquanto tantos pastores de renome ainda aceitam....
Acho que já tenho mais do que eles.....Honra ao Eterno.
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Qui Nov 25, 2010 9:00 pm

Boa noite Uzgav!

Amigo, não tenho nem idéia de quem é AWODYAOHU.

Mehushua é Moisés ? Em qual idioma? Rs.


Amigo, Harah em hebraico é grávida.


OBS: Torah - que geralmente é traduzido por
Lei - Pentateuco (Cinco Livros de Mehushua), na verdade ela vem do verbo Haraah, ensinar, Torah é o termo que designa o método que ULHIM nos transmite Suas Mitsvot, através do ensino, não da IMPOSIÇÃO.
Kkkkk.
Meu filho...
Torah vem do verbo HORAH=INSTRUIU (passado da 3ª pessoa do sing.) , cujo infinitivo é LEHOROT = instruir.

Desse mesmo verbo surgem os termos MOREH/MORAH (professor/professora).


Amigo, eu teria vergonha na cara.

O AMADO DIZ: Para começar, ELEI não existe ...

Então por favor me ensine como traduzir o texto a baixo? Shuamos 32.21 “אֵלֵי גִבֹּורִים”

Amigo, não sei o que é shuamos.

Kkkkk... mais uma.
Meu filho, ELEI não é outra palavra senão EL.

Filho, vá estudar hebraico.

ELEI é o plural genitivo de EL , e não se trata de outro termo, é o mesmo.

EL = poderoso
ELEI = poderosos de, do, da, dos, das.

יחזקאל לב כא : (פסוק אחד)ידברו לו אלי גבורים מתוך שאול את עזריו ירדו שכבו הערלים חללי חרב

(Ezequiel 32:21) - Os mais poderosos (ELEI) dos fortes lhe falarão desde o meio do inferno, com os que a socorrem; desceram, jazeram com os incircuncisos mortos à espada.

O amado sabe realmente o real significado do termo De-s? Já verificou o significa do etimológico dessa palavra?

Já verifiquei sim, e não há ninguém que possa afirmar o surgimento do termo DEUS com precisão.

Em nosso idioma, o termo deus vem do latim devs.

Pois, o termo DEVS no latim, provavelmente surge para distinguir o suposto deus supremo de deuses inferiores, ou seja, os outros seriam DIVVS (DIVINO, lê-se divus) ou DEVM (outros deuses).

Pois, no latim "deus" se diz "deum" , enquanto "Deus" é "DEVS".

E talvez DIVVS tenha surgido de DEVA (sânscrito), por isso que se diz DIVA (deusa), já que DEVA é um tipo de ser divino, mas, não chega a ser um deus.

Outros dizem que o termo deus surgiu do sânscrito "dyau".

Já outros, dizem ter surgido do proto-indo-europeu "dewios".

E agora vcs, que AFIRMAM ter surgido de ZEUS. rs

O AMADO DIZ: Ou será que há semelhança entre Zeus e "Gott" do alemão ou "God" do inglês ?

O amado está perguntando ou afirmando?


Amigo, não viu o sinal de interrogação(?) no final da frase?


O AMADO DIZ: Se parece com "Kamisama" do japonês, ou com "Bondye" do crioulo haitiano? Talvez com "Bog" do russo, ou "Astvats" do armênio..

Isso tudo é sua para soberbamente não admitir que não tem repostas para minhas perguntas ou está apenas descontraindo para mais tarde responder?

O amado sabe realmente o real significado do termo De-s? Já verificou o significa do etimológico dessa palavra?
O amado sabe a diferenças hebraico e grego deste conceito?


Uzgav, já tá enchendo o saco! Que soberba!? Meu filho, eu sei do que falo, e já te disse que não é soberba, mas, certeza.

O que digo, eu digo com certeza, pois, eu explico o porquê, agora vc, apenas lança no ar, e quando pedimos para vc explicar, vc desvia o assunto.

Só fica nesse negócio de "soberba", mas, na hora de explicar, vc finge que não leu.


Vc usa de subterfúgios.

Vc só vem com sofismas aqui.

A PROVA DO SEU SOFISMA É O SEU SILÊNCIO, pois, vc não discordou e nem tentou refutar absolutamenta nada do que eu afirmei sobre os termos em acádio.

Vc disse que UL vem do acádo ILLU e eu disse que NÃO, pois, "deus" em acádio se diz ALLALLU.

Ué, por que vc não protestou e disse que eu estava mentindo?

Porque vc não tem certeza nem do que fala, eu tenho certeza, e mato a cobra e mostro o porrete.

Agora, e vc ?

Eu falei de ASHTARU, ASH-SHURITU, BUKURTU, ETC...

Ué, se vc tivesse certeza do que diz, vc contestaria, e diria que eu estou errado, mas não, vc só fingiu que não percebeu.

O seu silência é a prova do seu sofisma.

Porque vc não sabe se o que vc mesmo diz é verdade.]

Sabe o porquê vc não sabe? Porque isso que vc diz, não é seu, são estudos de outros.

Vc só pegou carona na idéia de outros.


Onde foi parar o tal verbo UL, explique aí para nós esse verbo! Diz aí de onde vc tirou!


Eu mostrei (ESFREGUEI NA CARA) os textos de Daniel, mostrando Daniel rezando a ADONAI.

Mas, vc ficou quietinho e nem comentou nada, nem tentou refutar né ?

Ué, cadê a sua firmeza em dizer que não pode usar o termo ADONAI ???

Sumiu ?

Eu comentei sobre Ba'al, que é um termo comum, e não se trata de um nome.

O que vc disse sobre isso ? NADA.


Eu esfreguei na tua cara textos mostrando o termo ELIM (plural de EL), pois, vc disse que o termo EL nunca é usado no plural.

Cadê sua resposta? Vc é muito ardiloso.


Eu contestei quando vc disse que ELI é aramaico.

Mostrei a forma correta, e vc não contestou.

Ué, cadê a sua certeza? Cadê a firmeza? Ou será que vc não tem certeza do que diz?

Não tentou provar o contrário, né ? Não tentou , porque sabe onde pisa, e sabe que no fundo não pode provar.


Vc não percebe quão falacioso está sendo?

Tente ser sincero consigo mesmo, pois, no seu interior tem uma vozinha dizendo (não manjo do assunto).



Eu contestei sobre a tríade da mesopotâmia, e vc não disse nada, fingiu não ter visto.


Amigo, quem é o cara liso aqui ?

Rapaz, vc é mais escorregadio do que bagre.


Não tem firmeza do que fala, é esquivo, não admite que é ignorante no assunto, usa de falsos argumentos.

Quem está sendo soberbo? O cara que não sabe dizer "bunda" em hebraico e não dá o braço a torcer de que não manja de nada, ou o cara que te esfrega um monte de textos na cara?


E aí, a sua soberba não vai cair ? Não vai confessar que não tem capacidade e nem provas do que diz ?


Talvez esteja confundindo soberba com o meu jeito ríspido, porque realmente sou ríspido.

Sou pavio curto.

Não gosto de lenga lenga, de muita frescura.

É meu jeito.

E para falar a verdade, até que estou gastando bastante tempo com vc,pois, normalmente, não fico perdendo tempo.


Última edição por Mashmid em Qui Nov 25, 2010 9:53 pm, editado 3 vez(es)
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Qui Nov 25, 2010 9:49 pm

Olá Eduardo , esqueci de te responder.


Bem, na verdade, o tema sobre o termo "deus", acaba se limitando ao idioma português.

Pois, com exceção do galego, os outros idiomas latinos são diferentes da pronúncia do termo "deus".

Compare com outros idiomas latinos.

Dios, dio, dieu, déu, etc...

E outra coisa, há evidências de que o termo "deus" tenha surgido de idiomas mais antigos do que o latim, de idiomas indo-europeus.

Há idiomas indo-europeus, já atestados, datando da Era do Bronze, aprox. 3000 a.e.c.

Alguns exemplos do termo "deus" em idiomas indo-europeus:

dievs,dievas, dewa, duw,devata, dia, etc.


E outra coisa, o que vale é a idéia do termo, não importando a origem ou significado em outro idoma.


Só uma observação...

Eu gostaria de ver o Uzgav debatendo com um italiano, tentando provar para o italiano que o termo "DIO" vem de "ZEUS."

HEHEHEHE... seria cômico.

Parece não funcionar bem com o idioma italiano.kkkk
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Uzgav Sex Nov 26, 2010 8:17 am

Amado Eduardo

O AMADO DIZ: Me expresso na minha língua mesmo, mas o nome de YHWH e Yeshua...

O amado pode nos explicar como o nome YHWH se tornou Yeshua?

YHWH – 4 sinais
Yeshua – 3 sinais


Outra coisas, se Yeshua e derivado de sua origem Yehovashua, podemos deduzir que você é um adorador de Jeováh certo?
Uzgav
Uzgav

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Uzgav Sex Nov 26, 2010 8:23 am

Amado Mashmid

O AMADO DIZ: Eu gostaria de ver o Uzgav debatendo com um italiano, tentando provar para o italiano que o termo "DIO" vem de "ZEUS."

O amado, faz essa observação com espírito zombeteiro pelo fato de não atentar para o termo grego DIA.
Realmente é cômico essa afirmação sua.


ANTERIORMENTE O AMADO DIZ: Para começar, ELEI não existe ... Filho, vá estudar hebraico.

AGORA O AMADO DIZ: ELEI é o plural genitivo de EL ,...

EL = poderoso
ELEI = poderosos

E termina sua observação citando : (Ezequiel 32:21) - Os mais poderosos (ELEI)....


Acaso o amado precisou ir pesquisar para saber que ELEI é o plural genitivo de EL.
Não seria mais honesto e destituído de soberba assumir que respondeu precipitadamente afirmando que o termo ELI não existe?

Quanto ao termo De-s podemos ver que o amado fez seu dever de casa foi pesquisar. Agora sabemos o que os outros ensinam. Agora resta-nos saber o que o amado ensina?

Pelo que entendi o amado orientou ao Eduardo da sobre o uso do termo Deu-s na seguinte forma: “E outra coisa, o que vale é a idéia do termo, não importando a origem ou significado em outro idoma.”

Infelizmente o seu ensino contraria o Torah quando diz: Êx 23:13

"Assegure-se de obedecer todas estas instruções, e lembre-se: nunca mencione o nome de um ídolo". "Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de ídolos nem fareis menção; nunca se ouça da vossa boca o nome deles".


O AMADO DIZ: E agora vcs, que AFIRMAM ter surgido de ZEUS. Rs

A soberba faz com que o amado vá tirando conclusões precipitadas. Já me tachou como evangélico, como amigo de Antares, Claudio, e outras coisas. Na verdade o amado não sabe quem sou e nem está interessado em saber.

Na verdade, estamos falando de DE-S (Grego THEOS) e Zeus
Não é necessário um diploma de lingüista para enxergar que os três nomes procedem de uma única raiz lingüística.

- Os três começam com consoantes --- Z, Teta, e D --- que exigem que a ponta da língua esteja entre os dentes ou imediatamente por trás deles.

- Os três nomes destacam o que os lingüistas chamam de “vogal e média, aberta” no segundo espaço.

- O terceiro espaço nos três nomes contêm as vogais o ou u “posteriormente fechadas”.

- E os três nomes preenchem o quarto espaço com a sibilante s.

- Em último lugar, os três compartilham de um sentido semelhante.


O AMADO DIZ: Vc disse que UL vem do acádo ILLU e eu disse que NÃO, pois, "deus" em acádio se diz ALLALLU.

Por que o amado não está de tudo errado. A única informação que o amado omitiu foi em afirmar que UL não existe. E tenho certeza que nossos leitores por si só constatarão em suas pesquisas que o amado está equivocado da mesma forma que estava equivocado quando afirmou que no hebraico não existe o termo ELEI. E logo depois evasivamente confirmou que ELEI é o plural genitivo de EL.


O AMADO DIZ: Eu falei de ASHTARU, ASH-SHURITU, BUKURTU, ETC...

Não comentei por que este não é o tema de nossa conversa. Essa foi uma forma do amado evadir do tema central. Lembra-se como começou nossa conversa?

O AMADO DIZ: Sabe o porquê vc não sabe? Porque isso que vc diz, não é seu, são estudos de outros.

Afinal o que o amado ensina é somente seu? Por isso que o amado faz questão de afirmar que é versado no hebraico? O amado não reconhece mais ninguém em sua sucessão escolática? É isso que devemos entender?

O AMADO DIZ: Eu mostrei (ESFREGUEI NA CARA) os textos de Daniel, mostrando Daniel rezando a ADONAI. Mas, vc ficou quietinho e nem comentou nada, nem tentou refutar né ?

Por que ainda não a hora de passarmos a conversar sobre outro tema. No momento certo. Para o seu governo a palavra ADONAI e muitas outras tais como ISRA-l não são de origem hebraica. Estão ai na língua do povo por pura tradição. Mas isso é outro assunto.

O AMADO DIZ: Eu comentei sobre Ba'al, que é um termo comum, e não se trata de um nome.

Sobre essa sua afirmação citamos comentamos “O amado não é sabedor dessas coisas? Lembra-se, O emissário Yarmiyaohu fala de profetas que proclamam mentiras, que cuidam em fazer com que o povo se esqueça do Nome do Altíssimo ( Yarmiyaohu 23:26,27 )

“Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.”

Até parece que o amado não sabe que etimologicamente o termo BA’AL não é de origem hebraica.

BAAL- “ SENHOR ” O supremo deus dos cananeus, correspondendo a Bel, Senhor, dos babilônios.

O título por extenso, do Baal cananeu, era Baal-Semaim, isto é senhor do céu.

Baalins (Jz 2.11) é a forma plural; cada lugar tinha seu próprio Baal. Assim havia Baal-Hazor, Baal-Hermom, Baal-Peor, etc.Baal era o deus do sol, responsável pela germinação e crescimento da lavoura, o aumento dos rebanhos e a fecundidade das famílias.

Em tempos de seca e de peste, sacrificavam lhe vítimas humanas para apaziguar a sua ira, 2 Rs 16.3; 21.6; Jr 19.5.

Nesses holocaustos, a família geralmente oferecia o primogênito, a vítima sendo queimada viva.

Baal era a divindade masculina e Astarote a feminina entre os fenícios e os cananeus.

A adoração a Baal, no tempo de Mehushua, passara para os amonitas e os moabitas, Nm 22.41.

No tempo de Acabe e Jezabel, o culto a Baal permeou a maior parte da nação, l Rs 18.22;


O AMADO DIZ: Eu esfreguei na tua cara textos mostrando o termo ELIM (plural de EL), pois, vc disse que o termo EL nunca é usado no plural.

Isso por que o amado confunde nomes com Títulos. O contexto do texto é muito importante para o verdadeiro entendimento dessas coisas.

O AMADO DIZ: Eu contestei quando vc disse que ELI é aramaico.

Por que equivocadamente interpretou o que afirmamos relacionando a uma passagem que está registrada em literatura que nem o amado aceita ou tem respeito por elas.

Na verdade quando foi pesquisar viu que estava equivocado e acabou afirmando evasivamente que ELEI e verdadeiramente o plural genitivo de EL.


O AMADO DIZ: ...porque realmente sou ríspido. Sou pavio curto. É meu jeito.

É muito salutar ouvir este feedback vinde do amado. Mas isso não leh dá o direito de maltratar as pessoas com suas palavras, menosprezar, desfazer, desdenhar, as suas virtudes devem servir para trazer vida, não matar.

O AMADO DIZ: E para falar a verdade, até que estou gastando bastante tempo com vc,pois, normalmente, não fico perdendo tempo.

Fico lisonjeado com essas palavras a recíproca é verdadeira.
Uzgav
Uzgav

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Sex Nov 26, 2010 9:32 am

Oh Uzgav...
Eu estou respondendo a mesma coisa pela segunda vez....

YHWH - Yod Hê Vav Hê

Yeshua - Yod Shin Vav Ayin (onde tem 5?)

Se quiser eu também te faço a guimatria destes nomes, e no seu a qual o senhor defende para ver o qual se iguala e o qual difere da raiz....

Guimatria não serve...??? Ah não vai falar isso né....
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Uzgav Sex Nov 26, 2010 9:55 am

Amado Eduardo,

O amado pode nos explicar como o nome YHWH se tornou Yeshua?
Uzgav
Uzgav

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Sex Nov 26, 2010 10:31 am

Oh querido Uzgav...
Você esta perguntando coisas que já foram respondidas aqui no tópico, inclusive pelo irmão Mashmid....
O tópico faz parte de um todo....
Ler e compreender....
Não adianta ler somente uma parte......tem que ler todo......assim como a palavra do Eterno....
Eu estou me enriquecendo bastante com este tópico, inclusive a minha fé...
Espero que também esteja contigo amado.
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Uzgav Sex Nov 26, 2010 3:31 pm

Amado Eduardo,

Peço desculpas por estar lhe incomodando com minhas perguntas. E que venho o amado com tanta disposição para indicar vídeos sobre o assunto que deduzi que também estava disposto falar sobre sua fé.

Yarmyaohu 20:9 Se eu disser: Não farei menção dele, e não falarei mais no seu nome, então há no meu coração um como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou fatigado de contê-lo, e não posso mais.

O AMADO DIZ: Você esta perguntando coisas que já foram respondidas aqui no tópico, inclusive pelo irmão Mashmid....

Com o amado Mashmid estamos conversando e sobre o que ele pensa e ensina estamos tomando conhecimento. Agora, com você, tenho a impressão que estou sendo evitado.

O AMADO DIZ: O tópico faz parte de um todo....

Sim amado, é por isso mesmo gostaria de ouvir o seu comentário pessoal sobre este assunto: A pergunta que fiz ainda não o vi respondendo neste tópico.


O AMADO DIZ: Ler e compreender.... Não adianta ler somente uma parte......tem que ler todo......assim como a palavra do Eterno....

Sim amado, mas como vamos entender se não há quem ensine? E se aqueles que ensinam estão errando o alvo?

Yaohusyaohu 52: 5 E agora, que acho eu aqui? diz Í-ÁO-RRU, pois que o meu povo foi tomado sem nenhuma razão, os seus dominadores dão uivos sobre ele, diz Í-ÁO-RRU; e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo! 6 Portanto o meu povo saberá o meu nome; portanto saberá naquele dia que sou eu o que falo; eis-me aqui.


O AMADO DIZ: Eu estou me enriquecendo bastante com este tópico, inclusive a minha fé... Espero que também esteja contigo amado.

Podes estar certo que sim amado, e com certeza estaria muito mais se o amado não se esquivar-se de responder sempre que lhe faço perguntas pessoais.

A pergunta que lhe fiz foi essa: O amado pode nos explicar como o nome YHWH se tornou Yeshua?

Pode responder?
Uzgav
Uzgav

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Uzgav Sex Nov 26, 2010 4:31 pm

Amado Eduardo,

O que tem a dizer sobre este vídeo....


Uzgav
Uzgav

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Sex Nov 26, 2010 9:28 pm

Eu não sei ao certo o que você espera que eu responda, pois não sou conhecedor profundo da história do povo hebreu e nem da cultura hebraica, e nem das transformações que possam ter sofrido o dialeto e a escrita.....mas falando sobre o seu vídeo, podemos levantar as seguintes hipóteses:

1º Quem esta falando...???
2º Supostamente que seja um hebreu, seria a pronúncia da língua hebraica original...???
3º Hebreu inteligente ou um hebreu analfabeto...??
3º Poderia ser uma palavra para induzir ao erro...???

O que eu sei é que existe na gramática de todas as línguas certos conjuntos de palavras que ao serem ditas em uma sequencia muito rapidamente acabam resumindo alguns sons, e em outros exemplos acabam ligando palavras...
Exemplos:
You are not = you aren't
For Ever = forever
Oscar Brito = oscabrito
Com mil seu = Comioseu
Com o tucano atrás = cutucandoatrás (Direto do Wagner Montes)
Bom Angú = Bangu (Inclusive isto é história)
Outro nome de bairro curioso é ‘BANGU’, pois os Senhores de Engenho que cavalgavam léguas sem parar e famintos, certa vez passaram por um lugar onde havia uma escrava cozinhando um caldeirão de angú muito saboroso, e logo a notícia do BOM ANGÚ se espalhou. Pouco tempo depois todos os homens da região antes de sair à cavalo passavam lá no ‘Bom angú’. Era quase um ritual, ninguém viajava sem passar no ‘Bom angú’ para prosseguir a longa jornada. Logo foi inevitavel a unificação das duas palavras e virar ‘Bangú’.

E depois mesmo passando o audio lentamente, você vai perceber que estas palavras perderam o significado...


Mas quanto ao nome Yeshua, se você não tem mais ânimo em procurar a pronuncia correta, tente fazer uma pesquisa pelo vulgo Barrabas......ele tinha o mesmo nome do filho do Eterno.
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Sáb Nov 27, 2010 1:02 am

Acaso o amado precisou ir pesquisar para saber que ELEI é o plural genitivo de EL.
Não seria mais honesto e destituído de soberba assumir que respondeu precipitadamente afirmando que o termo ELI não existe?


Uzgav, vamos fazer o seguinte.


Vamos marcar um debate no chat de voz do Paltalk para vc saber se eu preciso pesquisar alguma coisa.

Amigo, eu já havia imaginado que vc estaria interpretando ELEI como sendo um outro título, não sabendo vc que se trata do mesmo EL.

Eu sabia que iria dar pano para manga.


Infelizmente o seu ensino contraria o Torah quando diz: Êx 23:13
"Assegure-se de obedecer todas estas instruções, e lembre-se: nunca mencione o nome de um ídolo". "Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de ídolos nem fareis menção; nunca se ouça da vossa boca o nome deles".
Amigo, não estou ensinando a nada, nem religião eu tenho, e nem ensino a torah.

Não sei se percebeu... sou agnóstico.

E muito menos eu estaria promovendo a algum outro deus inexistente.

E mesmo assim, qual é o nome do tal ídolo do qual vc está falando?

A soberba faz com que o amado vá tirando conclusões precipitadas. Já me tachou como evangélico, como amigo de Antares, Claudio, e outras coisas. Na verdade o amado não sabe quem sou e nem está interessado em saber.

Ué, e quem vc é , eu já te conheço ?

Uzgav, te convido a um debate nas salas de chat de voz do PALTALK. VC ACEITARIA ? Se apresente lá , pode ser?

Na verdade, estamos falando de DE-S (Grego THEOS) e Zeus
Não é necessário um diploma de lingüista para enxergar que os três nomes procedem de uma única raiz lingüística.
- Os três começam com consoantes --- Z, Teta, e D --- que exigem que a ponta da língua esteja entre os dentes ou imediatamente por trás deles.

- Os três nomes destacam o que os lingüistas chamam de “vogal e média, aberta” no segundo espaço.

- O terceiro espaço nos três nomes contêm as vogais o ou u “posteriormente fechadas”.

- E os três nomes preenchem o quarto espaço com a sibilante s.

- Em último lugar, os três compartilham de um sentido semelhante.

Amigo, há uma grande diferença de θεός para Ζεύς.

Mas, tudo bem, então, se o problema é THEÓS e DEUS , então, há algum problema se usarmos GOD do inglês, GOTT do alemão, BOG do croata,ISTEN do húngaro , etc ???

Há algum problema? Se há, então, explique o porquê.


Por que o amado não está de tudo errado. A única informação que o amado omitiu foi em afirmar que UL não existe. E tenho certeza que nossos leitores por si só constatarão em suas pesquisas que o amado está equivocado da mesma forma que estava equivocado quando afirmou que no hebraico não existe o termo ELEI. E logo depois evasivamente confirmou que ELEI é o plural genitivo de EL.

Não estou de tudo errado !? Quer dizer que no UL eu estou errado, mas, no ILLU eu não estou errado, né ?

Bem, se no ILLU não estou errado, então , isso significa, que vc está errado no ILLU, certo ? Ou não ?

Amigo, agora, mostre a prova! Cadê ? Matou a cobra? Prove que a matou!

Hehehe... mostre o texto onde eu digo "NÃO EXISTE NO HEBRAICO" , por favor!


Pois, eu já sabia que vc estava citando ELEI como sendo outro "título" além de EL, por não saber que é apenas um plural do mesmo, por isso eu disse que não existe, justamente para ver o que vc iria falar. ]


Mas, como sempre, vc não explicou o porquê, apenas deixou o texto em hebraico onde há o termo , então, respondi que não se trata de outro "título", justamente para mostrar que vc não sabe ao certo do que fala, mas, apenas lança um termo que nem mesmo sabe a origem.


Por que ainda não a hora de passarmos a conversar sobre outro tema. No momento certo. Para o seu governo a palavra ADONAI e muitas outras tais como ISRA-l não são de origem hebraica. Estão ai na língua do povo por pura tradição. Mas isso é outro assunto.

Cara, ADONAI não é um termo puro, está com o sufixo do pronome possessivo da primeira pessoa do plural.
O termo puro é ADON. Usamos ADON assim como se usa senhor aqui no brasil.

Quando vamos falar em hebraico utilizamos esse termo.

Por exemplo: Adoni! Bevakasha! Tuchal lehagid li eifoh nimtzah habeit haknesset hakrovah beyoter?

Tradução (pois, vc precisa): Meu senhor, por favor, poderia dizer-me onde fica a sinagoga mais próxima?


Amigo, será que vc não percebeu ainda o motivo de minha pergunta sobre o termo ADONAI?


Não adianta vc inventar, filosofar, sofismar sobre a origem do termo ADONAI.

O motivo da minha pergunta é para que vc JUSTIFIQUE a tal "IDOLATRIA" ou "ENGANO", sendo utilizado por profetas como: DAVID , DANIEL, YECHZIKEL, 'AMOS, ZECHARIAH, CHAVAKUK , 'OVADIAH, TZEFANIAH, NECHEMIAH, ETC.

Ahhh.. Os caras estavam sendo enganados, pois, eles usam o termo ADONAI.

Vc está certo, e esses coitados dos profetas estavam enganados, não ?

Adianta vc dizer que ADONAI é de origem pagã se no própro TANACH os profetas utilizaram esse termo?


Talvez os profetas fossem pagãos, né ? Vc não é, mas, os profetas, com certeza, não ?

Ahh.. é interessante também vc comentar sobre o nome ADONIAHU, que é transliterado como ADONIAS.


O AMADO DIZ: Eu comentei sobre Ba'al, que é um termo comum, e não se trata de um nome.


Sobre essa sua afirmação citamos comentamos “O amado não é sabedor dessas coisas? Lembra-se, O emissário Yarmiyaohu fala de profetas que proclamam mentiras, que cuidam em fazer com que o povo se esqueça do Nome do Altíssimo ( Yarmiyaohu 23:26,27 )

Bem, parece que vc não entendeu ainda, né ?


Eu disse que o termo BA'AL não é um nome, mas, se trata de um termo comum. Foi isso que eu disse, não ?

Portanto, o que Yirmiahu disse, não tem nada a ver como o meu comentário.

בראשית לז יט : (פסוק אחד)ויאמרו איש אל אחיו הנה בעל החלמות הלזה בא

Vayomru ish el achiv hineh BA'AL hachalomot halazeh ba

E disseram um ao outro, eis que este SONHADOR vem.

BA'AL HACHALOMOT, literalmente " dono (o que tem) sonhos.



בראשית מט כג : (פסוק אחד)וימררהו ורבו וישטמהו בעלי חצים

Vayemararuhu varobu vayistemuhu BA'ALEI CHITZIM

E o amarguraram, e se rebelaram; e o odiaram os ARQUEIROS.

BA'ALEI CHITZIM, literalmente DONOS DE FLECHAS.



שמות כא ג : (פסוק אחד)אם בגפו יבא בגפו יצא אם בעל אשה הוא ויצאה אשתו עמו

Im begapo yavo begapo yetzeh im BA'AL ISHAH hu viatzah ishto 'imo.

Se vier sozinho, sozinho sairá; se for marido/casado, sua mulher sairá com ele.

BA'AL ISHAH, literalmente DONO/SENHOR DE MULHER, ou seja, CASADO.



Até parece que o amado não sabe que etimologicamente o termo BA’AL não é de origem hebraica.

BAAL- “ SENHOR ” O supremo deus dos cananeus, correspondendo a Bel, Senhor, dos babilônios.

O título por extenso, do Baal cananeu, era Baal-Semaim, isto é senhor do céu.


Amigo, vc sabe como é BA'AL em aramaico ? É BE'EL.

Assim como pão é pan ou homem é hombre em espanhol.


Como vc mesmo disse, BA'AL corresponde a vários deuses, e está certo.

E também é verdade que o BA'AL (senhor) dos cananeus era o mesmo BEL dos caldeus.


Mas, o que vc não sabe, é que o BEL dos caldeus era MARDUK (MERODACH).

Pois, BEL também significa senhor/dono, e não é um nome, é um adjetivo ou substantivo.

Marduk era chamado de Bel Marduk = senhor Marduk.



Mas, e agora, só porque usavam o termo BAAL para alguma divindade, quer dizer que deve-se excluir o termo do idioma hebraico?

Amigo, o que vc não vê é que o termo BA'AL é um simples adjetivo ou substantivo, que significa dono.

Ba'al não é o nome de um deus!!!


Além de que, esse termo também é usado da seguinte forma em hebraico:

Ba'al chuliot = vertebrado
Ba'al brit = aliado
Ba'al hazaiah = visionário
Ba'al chov = devedor
Ba'al chaim = ser vivo

Ba'al é um dono, é aquele que tem algo.

Chuliot = vértebras, então, ba'al chuliot = tem vértebras, ou seja, é vertebrado.

Ba'al brit = tem aliança, ou seja, é aliado
Ba'al hazaiah = tem visões (fantasiosas), ou seja, visionário
Ba'al chov = tem dívida, ou seja, devedor
Ba'al chaim = tem vida, ou seja, ser vivo


Como mostrei em Bereshit, quando Yossef foi chamado de "SONHADOR", o termo é "BA'AL HACHALOMOT", ou seja, o cara que tem sonhos.

Agora, todas as vezes que o cara usar o termo BA'AL estará chamando ao nome de um deus pagão !? kkkk

Me poupe!

Isso por que o amado confunde nomes com Títulos. O contexto do texto é muito importante para o verdadeiro entendimento dessas coisas.

Eu é que confundo? Quem é que acha que se usar o termo ba'al estará invocando o deus cananeu aqui?


O AMADO DIZ: Eu contestei quando vc disse que ELI é aramaico.

Por que equivocadamente interpretou o que afirmamos relacionando a uma passagem que está registrada em literatura que nem o amado aceita ou tem respeito por elas.

Ué, eu nem sei de quais literaturas vc está falando! Como é que vou falar delas ou desrespeitá-las? Até hoje vc não disse de literatura alguma.

Só se vc estiver se referiando às folhas de sulfite que o Luiz Cláudio ou do site Antares.

São essas as suas literaturas? Rs.


O AMADO DIZ: ...porque realmente sou ríspido. Sou pavio curto. É meu jeito.

É muito salutar ouvir este feedback vinde do amado. Mas isso não leh dá o direito de maltratar as pessoas com suas palavras, menosprezar, desfazer, desdenhar, as suas virtudes devem servir para trazer vida, não matar.

Amigo, quem está menosprezando é vc, pois, com tantos anos que conheço o idioma hebraico, vc me menospreza ao querer vir me ensinar algo que eu poderia te dar aula.

Amigo, se vc quiser postar só em hebraico, fique à vontade. E vc consegue?


Mas, se vc não sabe hebraico, e eu disser para vc que realmente não sabe, estou te menosprezando ou falando a verdade?

Ou vc quer que eu diga que vc sabe?

Amigo, te convido novamente a uma conversa no PALTALK, em tempo real o negócio é diferente, não dá tempo de pesquisar, né ?

Aí vc me mostra a sua capacidade, ok ?

O AMADO DIZ: E para falar a verdade, até que estou gastando bastante tempo com vc,pois, normalmente, não fico perdendo tempo.

Fico lisonjeado com essas palavras a recíproca é verdadeira..


Pois é, estou de férias, caso contrário, eu não gastaria tanto tempo.

Como eu já disse, sou agnóstico.

Falar desses assuntos é um passa-tempo, nada mais.

E nem estou interessado em ensinar nada a ninguém, a única coisa que gosto de fazer, é tirar a máscara de caras que andam na net dizendo mentiras.

avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Sáb Nov 27, 2010 1:44 am

Eduardo, não sei onde eles ouvem YAOHU no final do nome Netaniahu.

O que eles pronunciam é Netaniau.

Porque, em israel, a maioria das pessoas não pronunciam o "HE" .

Mesmo sabendo que o certo é pronunciar o "He", no colóquio, acaba eliminando essa pronúncia.

Dizemos: ani olech labait = estou indo p'ra casa.

Quando na verdade estamos dizendo : ani Holech labait



Dizemos: ayom alachti el amuzeon = hoje fui ao museu.

Quando na verdade estamos dizendo: Hayom Halachti el Hamuzeon.


Netaniahu, pronunciam NETANIAU.


E os caras acham que estão dizendo NETANIAOHU.


Faça vc mesmo uma experiência.

Pronuncie somente o "IAU". Dará a impressão de que há um "O" na transição entre o "I" e o "U".


Diga rapidamente "IAU" várias vezes, e verá que dá essa impressão de que há um "O".

avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Sáb Nov 27, 2010 6:13 am



Quem quiser ver pode avançar até aos 9 minutos e ouvir o nome...
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Uzgav Sáb Nov 27, 2010 8:15 am

Amao Mashmid,

O AMAO DIZ:Uzgav, vamos fazer o seguinte. Vamos marcar um debate no chat de voz do Paltalk para vc saber se eu preciso pesquisar alguma coisa.

Mashmid não estou aqui travando uma batalha pessoal. Minha participação inicial neste tópico foi bem clara, declaramos o seguinte:

O nome não pode ser Yehoshua ou Yeshua, por que Yeho ou Ye são abreviações poéticas do nome errado Yehovah.. (Tetragrama com os massoréticos de ADONAY ou ELOAH )

Yehovah + Shua
Yeho + Shua
Ye +Shua


Estes nomes somente podem ser aceitos como corretos para aqueles que aceitarem como correta e verdadeira a Pronuncia YEHOVAH. De fato não é a verdadeira pronuncia.

Da mesma forma o nome não pode ser Yahoshua ou Yashua, por que Yaho ou Yah são abreviações poéticas do nome erradoYahvéh..

Yahvéh + Shua
Yaho + Shua (Vogais de Eloah)
Ya +Shua


Estes nomes somente podem ser aceitos como corretos para aqueles que aceitarem como correta e verdadeira a Pronuncia YAHVEH. (Tetragrama com os massoréticos de HÁ SHEM ou ELOAH )

De fato não é a verdadeira pronuncia.

E sobre esse assunto o amado concorda pois em outro tópico (O SIGNIFICADO DOS NOMES: YEHÔSHUA E YESHUA!) o amado fez as seguintes afirmações:

... Amigo, não existe pronúncia "yehovah, yehovi e nem yaveh", só existe "yehovah" por causa de um cristão que transliterou o TETRAGRAMA com esses sinais vocálicos.
... Então, a verdade é que, de um cristão desavisado surgiu o termo JEOVÁ.
... Portando, não surgiram termos equivocados da parte dos judeus, foi um cristão equivocado que fez surgir tal termo.



O AMADO DIZ: Amigo, eu já havia imaginado que vc estaria interpretando ELEI como sendo um outro título, não sabendo vc que se trata do mesmo EL.


Não amado, quando citei ELEI, fiz referencia juntamente com : EL, ELEI, ELOAH e ELOHIM
Inicando que todos os termos se referiam a EL e foi justamente ai que o amado errou o alvo associando nossa menção Elei ao episódio do empalamento. O amado diz em sua réplica:

- Talvez vc tenha se inspirado na tradução errônea do João Ferreira: (Mateus 27:46) - ...Eli, Eli, lamá sabactâni...

- Meu filho, ELI não existe em aramaico, me prove que existe, mostre de onde vc tirou isso!!!!

- A frase correta em aramaico: Elahi, Elahi, lemana shavaktani.

- ELI = EL + sufixo de pronome possessivo da primeira pessoa do singular, ou seja, MEU PODEROSO, traduzido como "meu deus".


Como se Poe ver o amado rapidamente associou o termo Elei que eu havia citao juntamente com EL, Eloha e Elohim e associou ao escritos de (Mate- 27:46)
Uzgav
Uzgav

Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 6 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos