Torah Lagoym - תורה לגוים
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

+19
magno
Riong
Édis B. Lacerda
Marcos
Joseph Shafan
sergio
edusantosvp@hotmail.com
Uzgav
eduardowgt
WALADRI
birclau
Joel Oliveira
bruno
kolkhay
dorna
Fco Oliveira
Mashmid
ServoMiguel
Admin
23 participantes

Página 8 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Qua Dez 01, 2010 8:45 am

Shalom Eduardo!

Chaver,por favor, não vamos desviar o tema do tópico, senão vira bagunça.

Pode postar no tópico "Daber legabei shetirtzeh".

Obrigado.




avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por edusantosvp@hotmail.com Seg Dez 06, 2010 12:56 pm

A Paz Mashimid,

Acompanhei o tópico completo e pra falar a verdade aprendi muito com o que foi debatido. Não tenho nada a questionar sobre o nome Yeshua, pois era como o messias se chamava em seu tempo, pois a língua falada era o aramaico, até porque a um tempo que leio sobre o assunto e tudo que você passou é perfeito. Percebi também que muitas coisas digitadas por você as pessoas nem liam, pois um pouco mais de boa vontade e mente aberta estariam em outro patamar de aprendizado, tem até uma pessoa que inseriu alguns videos onde se explica as maneiras de se interpretar a Torah e o que nela está oculto e duvido se eles viram.

Vi todos os seus vídeos, alguns participei nos comentários como edu.odisk, inclusive das aulas sobre os livros sagrados (arca de noé e mar vermelho). O pessoal dito cristão me causa muita tristeza pois não vivem o que querem transmitir, apenas a verdade deles.

Tudo que você debateu aqui em nada me choca, pelo contrário me abre novos horizontes no pensar, pois a verdade suporta questionamentos, dúvidas todos temos e elas fazem parte da vida, se você não critica aquilo que crê, não lapida suas crenças e fica servo de sua verdades e muitos crentes hoje são doentes espiritualmente pois são servos de verdades doentias, ficam querendo encaixar versículos fora de contexto pra na verdade satisfazerem seu ego em base de revelações exclusivas dada pelo Altíssimo, e acabam se esquecendo de amar o próximo como a ele mesmo, pois quem não gosta de ser respeitado.

Continuarei acompanhando o fórum, pois também já li os outros tópicos e muito me agradou o conteúdo. Fica também o meu respeito independente daquilo em que você professa.

Tão logo estarei colocando algumas dúvidas aqui conforme os tópicos.


A Paz

Eduardo Gomes

edusantosvp@hotmail.com
edusantosvp@hotmail.com

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Seg Dez 06, 2010 1:08 pm

É amado Mashmid...


O Eterno te criou com uma função muito específica......
Há um povo que clama por mudanças, e outros que precisam de libertação....

Você precisa ser quem Elohim fez você pra ser.
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Ter Dez 07, 2010 7:34 am

Olá Eduado Gomes!

Bem, quando abri este fórum, eu estava tentando voltar a crer no deus bíblico.

Com certeza, nesse tempo, deixei escrito vários comentários que esclarecem sobre dúvidas que nunca foram bem respondidas por religiosos.

E ainda hoje, mesmo eu não acreditando mais, ainda posto sobre assuntos bíblicos. Tento manter a neutralidade quanto o assunto não necessita de crença ou descrença.

Um exemplo simples seria este assunto sobre pronúncias de nomes, o qual não há necessidade de fé, mas, apenas de conhecimento.


Como vc mesmo disse, há muitos que comentam, mas, não lêem às respostas que dou, e muitas vezes a resposta poderia realmente ajudar à pessoa.


Vc disse tudo quando fala dos convictos, de pessoas que têm suas "verdades", mas, não suportam questionamentos.

Como bem disse Baltasar Gracian, teólogo e filósofo: Todo tolo mantém-se convicto; e todo convicto é um tolo; e quanto mais falho é o julgamento de um homem, maior é sua convicção." (Baltasar Gracian)


Por isso sou agnóstico, pois, o agnóstico não é convicto de sua crença ou descrença, apenas assume que não tem conhecimento para afirmar a existência ou inexistência de Deus.

O agnóstico pode ser descrente ou crente, mas, ele não tenta provar sua crença ou descrença.

O agnóstico apenas duvida do que é questionável.


Outra coisa importante que vc disse, que há pessoas que utilizam de versos fora de contexto para afirmarem suas "revelações" exclusivas.

Às vezes, não só versículos, mas, tentam manipular à história, o idioma, uma situação, à cultura, e até mesmo o que vc disse, e no final, apenas para evidenciar um sofisma.

Não se preocupam em provar, mas, apenas em serem cridos.


Mas, é assim que funciona.


Bem, seja bem vindo e obrigado pelo comentário.

avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Ter Dez 07, 2010 7:54 am

O Eterno te criou com uma função muito específica......
Há um povo que clama por mudanças, e outros que precisam de libertação....

Você precisa ser quem Elohim fez você pra ser.

Olá Eduardowgt !


Eu não me preocupo com isso, então, não se preocupe também, porque de qualquer forma, segundo o que vc crê, não depende de mim ou de vc.


Diz a bíblia: operando eu (YHWH), quem impedirá?


Se vc pedir para eu agir, estará descrendo do seu deus, ou seja, isso dependeria apenas de mim e não do seu deus.


Nesse caso, segundo o que vc diz, se eu não tomar uma atitude, nunca acontecerá.


Pois, pedindo para eu agir, estará duvidando do que está escrito: operando YHWH, quem impedirá?



Outra coisa, não sou eu quem escolhe algo, mas, segundo o que diz, ela é escolhida:


(João 15:16) - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.


Portanto, se eu não der fruto, significa apenas que não fui escolhido.


Então, não devo recalcitrar contra os aguilhões.



Pois, se Paulo recalcitrava contra os aguilhões por ser escolhido, não posso recalcitrar por não ser escolhido.

avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Ter Dez 07, 2010 10:22 am

Amado Mashmid...

Não o vês...???
Será que não só eu mas outras pessoas aqui também sejam seus frutos...???
Porque antes era uma certeza cega nervosa sem muitos meios para se explicar, mas hoje atravéz do seu seu conhecimento e da riqueza que este tópico se tornou quantos irão se conscientizar de que algo precisa ser feito....
Se você foi escolhido, acredite, é uma honra....
E te pergunto, quem aqui voltará a blasfemar o nome do Eterno e de seu filho...???
Eu talvez possa imaginar como você deve estar se sentindo, e na verdade eu nem pretendo tocar neste assunto, mas vou te deixar mais um vídeo do meu tempo "ignorância" para o senhor ver se vale ou não a pena lutar por isso....

Se possível assista a ele todo:



"Pois conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".....e quantos precisam ser libertos...???
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty sobre o nome yaohushua

Mensagem por sergio Sex Dez 10, 2010 2:54 pm

shalom a todos!!!! Gostaria que Alexandre 34 anos,que reside em SAO PAULO me respondesse algumas perguntas sobre o nome YAOHU não ser a pronuncia correta do nome do PAI CRIADOR !!!!!

1- PORQUE A IGREJA CATOLICA APOST. ROMANA, SOLTOU UM EDITO NO ANO DE 2008 PROIBINDO A PRONUNCIA DO NOME DE D-US (IAHWEH) OU MELHOR DIZENDO YAOHU,VISTO QUE SE PERDEU A PRONUNCIA E QUE SEMPRE FOI ENSINADO QUE A LINGUA HEBRAICA ERA LINGUA MORTA????

2-SE O NOME DE D-US NÃO É (IAHWEH) OU YAOHU, ESTARIA OS ESTUDIOSOS CONHECEDORES DOS ASSUNTOS SEMITICOS TOTALMENTE EQUIVOCADOS,POIS,ALGUNS DELES AFIRMARAM QUE O NOME DO D-US DE ISRAEL(YAOSHORUL) É YAOHU . DESDE DE 1966 ELES AFIRMAM ISTO!! ATRAVES DE DESCOBERTAS ARQUEOLOGICAS EM ISRAEL!!!VOCE PODE CONTESTA-LOS E ATÉ´MESMO A IGREJA CATOLICA??? DIZER SINCERAMENTE QUE ELES NÃO SABEM O QUE DIZEM ?? E QUE SUAS PESQUISAS ARQUEOLOGICAS SÃO UMA FARSA??

3- VOCE SABIA QUE A PALAVRA HEBRAICO SIGNIFICA: LINGUA SAGRADA??? SE É LINGUA SAGRADA ,VOCE ME GARANTE QUE O ARAMAICO E AS OUTRAS LINGUAS SEMITICAS QUE VOCE AFIRMA COM TANTA ENFASE AS SÃO TAMBEM???? SE ASSIM FOR AS SAGRADAS ESCRITURAS SE EQUIVOCARAM!!!POIS LA EXISTE UM TESTO SOBRE A TORRE DE BABEL, ONDE, D-US DIZ: NÃO É A LINGUA DO POVO UMA ?? QUE FAZEM ESTES ENTÃO?? DESÇAMOS E CONFUNDAMOS AS LINGUAS!!!! QUAL ERA A LINGUA DO POVO DE D-US , ENTÃO??? ARAMAICO,ARABE,INGLES,PORTUGUES,ETC,ETC....??? LEMBRE-SE A UNICA CONSIDERADA SAGRADA É O HEBRAICO, A LINGUA DO PROPRIO D-US!!!! VOCE SABIA TAMBEM ,QUE SE UM JUDEU(YAOHUDIM) , ENSINASSE O HEBRAICO EM OUTROS PAISES ELE ERA ALEIJADO E NA MAIORIA DAS VEZES MORTO???? EXEMPLO?? NA ETIOPIA!!!PORQUE ???? SÓ´POR CAUSA DE ENSINAR SUA LINGUA DE ORIGEM??? JA PENSOU SE FIZESSEM ISSO COM A GENTE AQUI POR CAUSA DO PORTUGUES!!??? NO MINIMO , ESTRANHO, NÃO ACHA???

AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO E DOS DEMAIS QUE VIEREM A LER ESTAS PERGUNTAS !!! E QUE NOS AJUDEM A EDIFICAR E NÃO SOMENTE DEBATER!! POIS SE NA SAGRADA ESCRITURA EM HEBRAICO ESTA ESCRITO O NOME DE D-US,PORQUE NA NOSSA TRADUÇÃO O NOME FOI SUBSTITUIDO POR TITULOS, TAIS COMO: SENHOR, ELSHADDAY , ADONAI E OUTROS, VISTO QUE NÃO SÃO NOMES E SIM TITULOS??? YAOHU UL( YAOHU O ETERNO) ABENÇOE A TODOS ,SHALAM!!!!!!!


Última edição por sergio em Dom Dez 12, 2010 5:32 pm, editado 1 vez(es)
sergio
sergio

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Sex Dez 10, 2010 7:03 pm

Olá Sérgio, seja bem-vindo!

Amigo, eu nunca vi até hoje na minha vida, alguém que defenda essa pronúncia e que saiba hebraico.

Então, por isso, eu gostaria de te fazer uma pergunta básica, só para iniciarmos.

Vc sabe hebraico?


Agora vamos às suas questões.


1- PORQUE A IGREJA CATOLICA APOST. ROMANA, SOLTOU UM EDITO NO ANO DE 2008 PROIBINDO A PRONUNCIA DO NOME DE D-US (IAHWEH) OU MELHOR DIZENDO YAOHU,VISTO QUE SE PERDEU A PRONUNCIA E QUE SEMPRE FOI ENSINADO QUE A LINGUA HEBRAICA ERA LINGUA MORTA????


Bem, essa pergunta vc deve fazer a eles, para saber o motivo pelo qual eles proibiram tal pronúncia.


Mas, eles já explicaram o motivo, apenas vc não aceitou o motivo que deram.


Ainda que os judeus soubessem a pronúncia do TETRAGRAMA, de maneira alguma eles diriam aos gentios, pois, os gentios não têm um pingo de respeito pela pronúncia do TETRAGRAMA.

Não é a toa que não diriam... pois, se vc mesmo perceber, vc acha que a pronúncia YAOHU é sagrada, MAS NÃO TEM UM PINGO DE RESPEITO EM ESCREVÊ-LA AQUI NESTE FÓRUM.

Um judeu, JAMAIS escreveria a pronúncia do TETRAGRAMA em um fórum, e nem mesmo o pronunciaria na frente de pessoas que não a respeitariam.

Os gentios colocam os nomes que consideram sagrados como adesivos em carros.

Teve um que queria colocar o nome JEOVÁ em produtos de limpeza.

Isso é porque JEOVÁ é o nome do "deus" dele.

Veja como essas pessoas tratam nomes que consideram sagrados.


Ou seja, em qualquer site de internet, o pessoal anda colocando YAOHU, mesmo tendo essa pronúncia por sagrada.

De maneira alguma os judeus gostariam que acontecesse isso com A VERDADEIRA PRONÚNCIA DO TETRAGRAMA, pois senão, qualquer cachorro saberia a pronúncia.

Vc mesmo pode ver em salas de bate-papo, pessoas que colocam nicks com palavrões junto com nomes considerados sagrados.

Isso, um judeu jamais aceitaria.

Vcs não estão consagrando nome algum, vcs estão é vulgarizando tal pronúncia que dizem ter por sagrada, pois, qualquer pessoa, mesmo aquela que não crê, está aprendendo.

Então, quando encontrar em uma sala de bate-papo o nome YAOHU+PALAVRÃO, vc entenderá do que estou falando.

A não ser que vc não veja problema nisso.



2-SE O NOME DE D-US NÃO É (IAHWEH) OU YAOHU, ESTARIA OS ESTUDIOSOS CONHECEDORES DOS ASSUNTOS SEMITICOS TOTALMENTE EQUIVOCADOS,POIS,ALGUNS DELES AFIRMARAM QUE O NOME DO D-US DE ISRAEL(YAOSHORUL) É YAOHU . DESDE DE 1966 ELES AFIRMAM ISTO!! ATRAVES DE DESCOBERTAS ARQUEOLOGICAS EM ISRAEL!!!VOCE PODE CONTESTA-LOS E ATÉ´MESMO A IGREJA CATOLICA??? DIZER SINCERAMENTE QUE ELES NÃO SABEM O QUE DIZEM ?? E QUE SUAS PESQUISAS ARQUEOLOGICAS SÃO UMA FARSA??

Amigo, cite o nome de 5 desses "estudiosos", por favor.

Pois, não terá como eu dizer que esses estão errados se nem sei quem são.

Eu gostaria muito de saber quais descobertas arqueológicas são essas que trazem a pronúncia do tetragrama, e eu gostaria mais ainda, é de saber se essas descobertas já possuem sinais vocálicos.

Hebraico não tem vogais, então, um achado arqueológico com pronúncia do tetragrama?? Só se ele tiver sons vocálicos.


Amigo, da mesma forma eu digo, como direi que esses achados são farsas, se nem sei do que está falando?

Como eu disse, só se esses achados trouxerem vogais, caso contrário, não há pronúncia.

Ou talvez encontraram um MP3 com antigos hebreus pronunciando o tetragrama. rs.


3- VOCE SABIA QUE A PALAVRA HEBRAICO SIGNIFICA: LINGUA SAGRADA??? SE É LINGUA SAGRADA ,VOCE ME GARANTE QUE O ARAMAICO E AS OUTRAS LINGUAS SEMITICAS QUE VOCE AFIRMA COM TANTA ENFASE AS SÃO TAMBEM???? SE ASSIM FOR AS SAGRADAS ESCRITURAS SE EQUIVOCARAM!!!POIS LA EXISTE UM TESTO SOBRE A TORRE DE BABEL, ONDE, D-US DIZ: NÃO É A LINGUA DO POVO UMA ?? QUE FAZEM ESTES ENTÃO?? DESÇAMOS E CONFUNDAMOS AS LINGUAS!!!! QUAL ERA A LINGUA DO POVO DE D-US , ENTÃO??? ARAMAICO,ARABE,INGLES,PORTUGUES,ETC,ETC....??? LEMBRE-SE A UNICA CONSIDERADA SAGRADA É O HEBRAICO, A LINGUA DO PROPRIO D-US!!!! VOCE SABIA TAMBEM ,QUE SE UM JUDEU(YAOHUDIM) , ENSINASSE O HEBRAICO EM OUTROS PAISES ELE ERA ALEIJADO E NA MAIORIA DAS VEZES MORTO???? EXEMPLO?? NA ETIOPIA!!!PORQUE ???? SÓ´POR CAUSA DE ENSINAR SUA LINGUA DE ORIGEM??? JA PENSOU SE FIZESSEM ISSO COM A GENTE AQUI POR CAUSA DO PORTUGUES!!??? NO MINIMO , ESTRANHO, NÃO ACHA???


Hebraico significa "língua sagrada"??? Caramba!!?? E de qual desenciclopédia vc tirou isso?

Amigo, o que eu sei é que HEBRAICO NÃO SIGNIFICA "língua sagrada".


Lashon é língua em hebraico.
Lisan é língua em árabe.
Leshan é língua em aramaico.

Kadosh ou kodesh é sagrado em hebraico.
Kadis é sagrado em árabe.
Kadish é sagrado em aramaico.

Lashon hakodesh = a língua sagrada.


Agora, que milagre é esse que vc fez para afirmar que HEBRAICO significa LÍNGUA SAGRADA?


A língua é considerada sagrada para quem crê que ela é , pois, foi exatemente isso que alguns judeus ortodoxos falaram quando Eliezer ben Yehuda quis estabelecer o hebraico como idioma do estado de Israel, inclusive eram contra o uso do hebraico.

No final das contas, perderam.

Eu não tenho nenhuma língua por sagrada, e eu nunca disse que aramaico ou árabe são sagrados, pois, não existe idioma sagrado.

Pois é, o texto diz que era uma só língua (apesar de eu não acreditar), e segundo os rabinos do Talmud esse idioma era o aramaico.

E o mesmo gêneses já dá uma mancada quando diz que antes da criação da TORRE DE BABEL os povos já eram divididos por suas línguas.

(Gênesis 10:5) - Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.


(Gênesis 11:1) - E ERA toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.


Bem, termino por aqui.
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty OLA Mashmid, obrigado por ter lido meu texto!!!!

Mensagem por sergio Dom Dez 12, 2010 6:39 pm

Amigo ,estou aqui para aprender mais ainda sobre o hebraico. No momento , a resposta a sua pergunta se eu conheço hebraico,o suficiente para descobrir as quatro consoantes yod,hey,vav,hey, transliterado para yhwh ou yhvh como queira.
Os judeus realmente não pronunciam o NOME DO PAI ETERNO A NINGUEM.
POREM, VOCE ja deve ter lido JEREMIAS CAP 23 ,NA SAGRADAS ESCRITURAS, onde O ETERNO OS REPREENDE POR PROFANAREM O NOME DELE.
VOCE SABE O QUE É PROFANAR O NOME!!???? Leia JEREMIAS 23 bem devagar em oração ao ETERNO,e voce vai perceber que os judeus( yaohudim ) deveriam fazer conhecido o NOME DO PAI ETERNO ENTRE AS NAÇÕES, POREM NÃO OBEDECERAM!!
É aí´que começa o problema dos JUDEUS (YAOHUDIM).PAGARAM UM PREÇO MUITO ALTO.
Voce lendo ,vai entender.
QUANTO AOS NOMES DOS ESTUDIOSOS EM BREVE ESTAREI TE REVELANDO AQUI!! FIQUE NA PAZ, IRMÃO !
QUANDO VOCE TIVER AS INFORMAÇÕES,VOCE VAI COMEÇAR A DESCONFIAR DE TUDO O QUE FOI-NOS ENSINADOS,DESDE PEQUENOS!!
NÃO POSSO TE ENVIAR NO MOMENTO POIS NÃO TENHO COMPUTADOR!!! TENHO QUE VIR NA LAN HAUSE!!! E NÃO TROUXE COMIGO
AS INFORMAÇÕES,MAS BREVE TE ENVIAREI!!!! NO MOMENTO PARA SUA MEDITAÇÃO LEMBRE-SE QUE NOMES PROPRIOS NÃO DEVERIAM
SER TRADUZIDOS DE SUA LINGUA DE ORIGEM, MAS SIM TRANSLITERADOS!! É MUITO SERIO ISSO. NAS ESCRITURAS EM HEBRAICO O NOME DO CRIADOR ESTA LÁ COM TODAS AS LETRAS ,INCLUSIVE COM OS SINAIS MASSORETICOS!!!! OS JUDEUS NÃO PRONUNCIAM O NOME DO PAI
PARA NÓS,VERDADE,MAS, DEIXOU ESCRITO PARA QUEM QUISER APRENDER!! CONSULTE !! E VOCE MESMO ESTARÁ DIZENDO AQUI,SE ESTA OU NÃO ESTÁ!!!!

VOCE QUE É´MAIS PROFUNDO NO ASSUNTO ( HEBRAICO / ARAMAICO ) ,DEPOIS QUE CONSULTAR A SAGRADA ESCRITURA HEBRAICA PODE ME DIZER SE ESTÁ ESCRITO YAHU( YAOHU ) OU YEHU ( QUE É´ARAMAICO ) ,NUNCA O ETERNO ESCREVEU SEU PROPRIO NOME EM ARAMAICO !!!
PORQUE!!?? QUANDO ELE PROPRIO ESCREVEU A LEI E DEU A MOISES PARA SER PASSADA PARA O SEU POVO ,ELE MESMO ESCREVEU SEU NOME !!!!
EM DEUTERONOMIO CAP. 3, LEIA INTEIRO!!! TENHA EM MENTE QUE ELES ERAM HEBREUS , DAÍ O HEBRAICO!!! O ETERNO JAMAIS SE REVELARIA A ELES EM UMA LINGUA QUE ELES NÃO ENTENDESSEM!!! SERIA ,ENTÃO INJUSTO DA PARTE DO CRIADOR, NÃO SERIA,AMIGO!!???



ATÉ´BREVE , AMIGO!!! LEMBRE-SE QUE ESTAMOS AQUI PARA EDIFICAR!!!! YAOHU TE ABENÇOE !!!! SERGIO.
sergio
sergio

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Sex Dez 17, 2010 6:00 am

Olá Sergio!

Amigo, para reconhecer o tetragrama, não precisa muito.

Quando eu comecei a estudar hebraico, em dez minutos eu já havia decorado o alfabeto.

Basta reconherecer às letras que vc saberá o que é o tetragrama.

Porém, para alguém sugerir uma pronúncia ao tetragrama, a pessoa tem que ter um excelente conhecimento sobre estrutura dos verbos e palavras. Além de regras gramaticais e etc.

Os judeus realmente não pronunciam o NOME DO PAI ETERNO A NINGUEM.
POREM, VOCE ja deve ter lido JEREMIAS CAP 23 ,NA SAGRADAS ESCRITURAS, onde O ETERNO OS REPREENDE POR PROFANAREM O NOME DELE

Amigo, não acredito na bíblia, muito menos no deus bíblico, e ainda menos em conspiração contra um nome.


Mas, mesmo assim, comento sobre a bíblia.


Vc disse Jeremias 23, mas, leia o contexto, pois, refere-se a se esquecer do NOME por trocarem de deus, ou seja, seguirem a outros deuses.

(Jeremias 23:27) - Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.


VOCE SABE O QUE É PROFANAR O NOME!!???? Leia JEREMIAS 23 bem devagar em oração ao ETERNO,e voce vai perceber que os judeus( yaohudim ) deveriam fazer conhecido o NOME DO PAI ETERNO ENTRE AS NAÇÕES, POREM NÃO OBEDECERAM!!

Sim, sei.

Profanar é "lechalel" que é o antônimo de "lehakdish".

Lehakdish é santificar/dedicar algo.

Tornar comum o que é sagrado, é profanar.


Comum = Pertence a todos ou muitos.


Quando vc faz a pronúncia do tetragrama ficar conhecida na internet, vc está profanando essa pronúncia.


Apesar de que a profanação bíblica do nome não tem nada a ver com isso, basta ler em Ezequiel 36, para saber o que é profanar o NOME.


Amigo, por que escreve YAOHUDIM ? Poderia dissertar sobre o termo ? A origem da palavra e o porquê da pronúncia?


Pois sei que YEHUDAH vem do verbo LEHODOT (Louvar) e não do tetragrama YHWH.


Por favor, explique a origem do termo YAOHUDIM que vc tanto usa.


Pois, pelo que vejo, vc deve pensar que o YEHU do termo YEHUDI tenha a ver com o tetragrama.



QUANTO AOS NOMES DOS ESTUDIOSOS EM BREVE ESTAREI TE REVELANDO AQUI!! FIQUE NA PAZ, IRMÃO !

Mas, por que a demora?


QUANDO VOCE TIVER AS INFORMAÇÕES,VOCE VAI COMEÇAR A DESCONFIAR DE TUDO O QUE FOI-NOS ENSINADOS,DESDE PEQUENOS!!

Amigo, mas, quem disse que tivemos a mesma instrução desde pequenos?

E como sabe se não tenho as "informações" que talvez para vc sejam novidade?


LEMBRE-SE QUE NOMES PROPRIOS NÃO DEVERIAM
SER TRADUZIDOS DE SUA LINGUA DE ORIGEM, MAS SIM TRANSLITERADOS!!

Amigo, e vc acha que isso é novidade para mim?
Amigo, Moisés é tradução por acaso?

Nenhum nome da bíblía é traduzido, pode ter sido adaptado, mas, traduzido, não.

Adaptado assim como Maomé, Martinho Lutero, Ricardo Coração de Leão, João Calvino, etc...


NAS ESCRITURAS EM HEBRAICO O NOME DO CRIADOR ESTA LÁ COM TODAS AS LETRAS ,INCLUSIVE COM OS SINAIS MASSORETICOS!!!!OS JUDEUS NÃO PRONUNCIAM O NOME DO PAI
PARA NÓS,VERDADE,MAS, DEIXOU ESCRITO PARA QUEM QUISER APRENDER!! CONSULTE !! E VOCE MESMO ESTARÁ DIZENDO AQUI,SE ESTA OU NÃO ESTÁ!!!!

Hehehe.. amigo, vc fala isso como se estivesse falando com um evangélico que não sabe hebraico, como se eu não soubesse disso.

Amigo, eu era praticante de judaísmo, rezava todas as semanas na sinagoga.
Se vc quiser postar em hebraico fique a vontade, pois, não será dificuldade nenhuma para mim.


VOCE QUE É´MAIS PROFUNDO NO ASSUNTO ( HEBRAICO / ARAMAICO ) ,DEPOIS QUE CONSULTAR A SAGRADA ESCRITURA HEBRAICA PODE ME DIZER SE ESTÁ ESCRITO YAHU( YAOHU ) OU YEHU ( QUE É´ARAMAICO ) ,NUNCA O ETERNO ESCREVEU SEU PROPRIO NOME EM ARAMAICO !!!
PORQUE!!?? QUANDO ELE PROPRIO ESCREVEU A LEI E DEU A MOISES PARA SER PASSADA PARA O SEU POVO ,ELE MESMO ESCREVEU SEU NOME !!!!

Pois é, vc mesmo diz que eu "sou mais profunto" em hebraico/aramaico, mas, fala comigo como se eu nunca tivesse lido uma bíblia hebraica na vida. Engraçado isso.

Bem, se ele escreveu seu NOME na tábua, então, escreveu em hebraico, o qual não possui VOGAIS. Sendo assim, ainda que ele escrevesse HOJE o seu nome, NÃO ADIANTARIA NADA, já que não saberíamos OS SONS VOCÁLICOS , ou seja, a pronúncia em si.

A não ser que pronunciasse o seu nome, em vez de escrevê-lo.


EM DEUTERONOMIO CAP. 3, LEIA INTEIRO!!! TENHA EM MENTE QUE ELES ERAM HEBREUS , DAÍ O HEBRAICO!!!

Amigo, novamente... como se eu nunca tivesse lido o texto.

Como se eu não soubesse que a língua que falo é hebraico porque veio dos hebreus.


O ETERNO JAMAIS SE REVELARIA A ELES EM UMA LINGUA QUE ELES NÃO ENTENDESSEM!!! SERIA ,ENTÃO INJUSTO DA PARTE DO CRIADOR, NÃO SERIA,AMIGO!!???

Pois é amigo, para vc ver, seria injusto deus se revelar a vc que não sabe hebraico, falando em hebraico.

Então, como obrigar a muitos brasileiros que não sabem nem o português direito, a pronunciarem nomes hebreus?

Realmente é uma injustiça.

Amigo, veja bem... com certeza vc não gostaria de estudar com um professor que soubesse menos do que vc, certo?

Se sim, então... acho que consegue me entender, não?
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Joseph Shafan Qui Dez 23, 2010 11:26 pm

Olá a todos!
Estava completando uma pesquisa sobre o Natal e o Google, através da entrada "Yoshouah" e assim encontrei esse Fórum. Na curiosidade, dado ao caráter da matéria aqui tratada (gosto imensamente de Literatura, Filologia, Gramática e ainda muito mais de Etimologia), empreendi 3 horas lendo todas as postagens desse tópico, podendo considerar extremamente proveitoso. O quê mais me fez considerar o adentrar aqui como usuário foi a imensa satisfação em perceber a extraordinária (e invejável) paciência do usuário "Mashmid" no procurar esclarecer, com uma profundidade de conhecimentos exemplar, as questões pertinentes à temática, pelo que transmito aqui meus efusivos parabéns!

Saúde e Paz a Todos!
Joseph Shafan
Joseph Shafan

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/12/2010
Idade : 70
Localização : São Sebastião - SP

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/shafan

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Dom Dez 26, 2010 6:33 pm

Seja bem vindo Joseph!

Obrigado pela consideração e compreensão.

Espero sempre poder ajudar a todos.

Creio que já observou que sou agnóstico, então, não torço para nenhum lado, apenas, comento e responto aos tópicos da maneira mais justa possível.

Um dos critérios em uma pesquisa que considero ser justo, é sempre observar a tudo de modo imparcial.

E o segundo critério é utilizar fontes fidedignas, quando necessário for, a fim de não introduzir minhas suposições na argumentação.

Creio que esses sejam os dois principais critérios.


E novamente abradeço.
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Fco Oliveira Qua Jan 05, 2011 1:25 pm

Nobre amigo Josheph sejas bem vindo ao nosso meio e que o Eterno te ilumine e nos ajude com alguns debates dificeis que aparecem de vez enquanto. Caro Mashimid, por favor nos explique o que vem ser essa fé "sou agnóstico"? Porque busquei nos dicionários, eles só dizem que é alguém que está por dentro do conhecimento.
Fco Oliveira
Fco Oliveira

Mensagens : 147
Data de inscrição : 29/01/2010
Idade : 61
Localização : Catanduva SP.

http://gideoes-ccb.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Dom Jan 09, 2011 6:45 am

Agnóstico
[Do grego ágnostos, 'ignorado']
Adjetivo.
1. Relativo ao agnosticismo.
2. Diz-se de pessoa ou doutrina que aceita ou representa qualquer forma de agnosticismo.
3. Sectário do agnosticismo.


Agnosticismo
[Do inglês agnosticism.]
1. Segundo Thomas Henry Huxley (1825-1895), naturalista inglês, posição metodológica que só admite os conhecimentos adquiridos pela razão e evita qualquer conclusão não demonstrada.
2. Atitude que considera inúteis as discussões sobre questões metafísicas, já que estas tratam de realidades incognoscíveis.
3. P. ext. Doutrina, ou atitude, que admite uma ordem de realidade que é incognoscível.


Incognoscível
1. Que não pode ser conhecido.


"Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Respondeu Yeshua: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" Yohanam 14:8-9
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Marcos Dom Jan 09, 2011 3:28 pm

retirado


Última edição por Marcos em Ter Fev 28, 2012 10:07 am, editado 3 vez(es)
Marcos
Marcos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por eduardowgt Seg Jan 10, 2011 12:48 pm

Uma pergunta para o amigo Mashmid

Deve-se dar crédito a este pessoal do site yaohushua.antares.com.br...??? Se eu não me engano o senhor já comentou alguma vez deles, mas não me recordo...
Agradeço a ajuda.
eduardowgt
eduardowgt

Mensagens : 43
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Sex Jan 21, 2011 11:06 am


Deve-se dar crédito a este pessoal do site yaohushua.antares.com.br...???


De maneira alguma!

As argumentações do site "antares" são absolutamente fictícias.



É absolutamente impossível de sabermos qual era a pronúncia real do hebraico antigo.


Talvez consigam provar no dia em que inventarem uma máquina do tempo ou reviverem a um antigo hebreu.

avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Mashmid Sex Jan 21, 2011 11:43 am

Olá Marcos!

Desculpe, não tenho tido tempo para olhar este fórum.

Mas, vamos às suas perguntas.


Segundo pude compreender (por favor me corrijam caso não esteja certo), Yeshua é a forma aramaica de Yehoshua (hebraico), e por se tratar da ligua utilisada por Jesus e seus contemporaneos é a melhor forma. Porém a forma Yehoshua, também poder ser utilisada.


Sim, isso mesmo.

Há também a pronúncia "Yish'o" , que é a pronúncia do dialeto siríaco , falado pelos assírios, é chamado também de dialeto do Leste e tem algumas influências do idioma acádio.

O aramaico falado por Yeshu'a era o aramaico palestino, então, há algumas diferenças de pronúncia entre eles.

O nome Yeshu'a é na verdade oriundo do aramaico caldeu, esse mesmo nome pode ser encontrado em livros como de Esdras e Neemias os quais viveram no cativeiro de Babilônia.




Mashmid (por favor querido, me corrija caso entendi erromeamente) demonstrou ser ignorante a conotação pagã; dada por alguns sectários; da transliteração Jesus para nosso idioma, assim como também a forma anterior ao uso da letra "J", Iessus. A transliteração é uma nessecidade idiomática, e o que aconteceu com o nome Yeshua foi a melhor solução pela realidade da escrita grega, afinal não possue letras com determinados fonemas do hebraico.

Não entendi direito o que vc quis dizer.

O alfabeto grego carece de pronúncias como a do "shin" que tem som de "X" e da letra "'ain" que não tem equivalente em nosso idioma e nem no grego.

O "J" não existia no latim antigo, foi criado posteriormente para diferenciar o "I" consoante do "I" vogal.

Quando o "J" foi criado, sua pronúncia era igualmente a da letra "I" , não havia diferença. Posteriormente originou-se essa pronúncia que conhecemos hoje.

Mas, há indícios de que no hebraico antigo a letra "guimel" fosse também pronunciada como a letra "jin" do árabe.

A pronúncia do "guimel" com daguesh seria igual ao "ga,go,gu" que conhecemos, e sem daguesh seria a pronúncia do "jin" do árabe.

A pronúncia de "jin" é igual da palavra "jeans" do inglês, ou seja, tem o som de "dj".


Por exemplo, no hebraico yemenita pronunciam a palavra "camelo" assim: "djamal".

No hebraico atual camelo é : Gamal.

No árabe camelo se pronuncia igualmente ao hebraico yemenita, ou seja: "djamal".

No aramaico igualmente se diz : "djamal".


Transliteramos "jamal",mas, a pronúncia é "djamal".

Então, há vários indícios que apontam à pronúncia de "guimel" também como no "jin" do árabe.



Não posso acreditar que Deus permitiu 2000 anos se passarem para somente agora resolver nos ensinar como invocá-lo, e muito menos permitir que o sacrifício de Yeshua perca seu valor pois Seu nome foi erradamente invocado! Como alguém julga crer no Altíssimo e tributar e Ele uma incríver incapacidade de não entender o que falamos ou pensamos. Basta de sectarismo!


Pois é , imagine se alguém tiver fissura labial que torna a pessoa extremamente fanha, como é que irá invocar tal nome?

O pior se o cara for mudo...kkkkkkk

Bem, para vc ver como é extremente fraca essa idéia de pronúncia correta.

Se o cara for surdo, não ouvirá tal pronúncia, se for mudo não pronunciará, se for fanho pronunciará incorretamente.

Bem, na verdade, brasileiros já pronunciam incorretamente o hebraico, salvo se tiverem extrema aproximidade com o idioma.



Quero aproveitar para pedir que examinem o site: http://www.angelfire.com/nm/YAHUAHSHUA/ (dos tópicos 1.0 a 1.4)
Entendi aqui que na ligua hebraica não são usadas as quatro letras do nome do Todo-poderoso (יהוה) em nenhum outro nome, mas no máximo tres delas, mas encontrei este site que reinvindica para o nome messias após sua ressurreiçao o uso das quatro letras do nome do Pai, afinal o messias já teria cumprido sua missão e agora é um com o Todo-poderoso.

O problema é que o site diz o que todos os outros dizem.

O interessante é que esse esforço todo parece que não terá importância alguma, já que segundo o NT esse nome do suposto messias não será para sempre, como pode ser visto em Revelação 3:

(Apocalipse 3:12) - A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

Como vc mesmo já sabe, a dúvida sobre a suposta pronúncia "correta" do nome desse messias é nova.

Ou seja, durante séculos os caras ficaram enganados, somente no século XXI "descobriram" uma nova pronúncia.

Pois é, isso já seria o suficiente para ser discordante.


Marcos, aconselho-te a utilizar um critério que é o básico para esses assuntos.

O critério é simplesmente este: O cara fala hebraico?


Bem, se a resposta é negativa, já é o começo para vc descrer.
avatar
Mashmid

Mensagens : 241
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Marcos Sex Jan 21, 2011 7:12 pm

retirado


Última edição por Marcos em Ter Fev 28, 2012 10:08 am, editado 1 vez(es)
Marcos
Marcos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty FÉ SINCERA

Mensagem por Édis B. Lacerda Sáb maio 21, 2011 7:05 am

Meu nome é Édis, e ao visitar este forum e ler as declarações dos seus participantes
percebi algo muito importante, para mim, todos aqui levam a sua fé a sério, preocupando com aquilo que crêem. Ficou claro, para mim, que buscar a autenticidade da fé, não é uma mera questão de especular. Por isso gostaria de convidar aos amigos a pesquisar no GOOGLE,
por que os judeus não acreditam em jesus
clicar na opção: Por que os judeus não acreditam em Jesus/ World's Observatory
Ler atentamente o artigo e os depoimentos a seguir.
Édis B. Lacerda
Édis B. Lacerda

Mensagens : 22
Data de inscrição : 19/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty ONDE ESTÁ NA BÍBLIA HEBRAICA (O TANA'CH)?

Mensagem por Édis B. Lacerda Sáb maio 21, 2011 12:22 pm

Shalom, aos nobres participantes deste forum!

Assuntos bíblicos, é algo que de fato desperta a nossa curiosidade, por estarem relacionados ao que há de mais sublime, a fé. Também, pelo que pude perceber, não sou tão diferente dos demais participantes, neste aspecto;
por isso gostaria de contar com a ajuda dos nobres colegas, quanto a uma dúvida que me aflinge:
Em que livro, ou profeta do TANA"CH (a Bíblia Hebraica), posso encontrar. qualquer um desses nomes: Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua, como referência ao Messias?
Ficaria muito grato em poder contar com a colaboração dos nobres participantes. Aguardo a vossa resposta:


SHALOM, a todos,

Édis B. Lacerda.
Édis B. Lacerda
Édis B. Lacerda

Mensagens : 22
Data de inscrição : 19/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Fco Oliveira Dom maio 22, 2011 12:18 am

Nobre amigo Édis a paz esteja contigo e em sua casa, a resposta para sua pergunto é simplis, porque o Jesus Cristo dos cristão para os judeus é um ídolo pagão, vindo da mitologia grega/romana que antes da criação da consoante "J" em 1.400, este ídolo se chamava Esus.

Veja a companhia de esuritas ou jesuitas são a mesma coisa, o mesmo Deus e o mesmo dogma a trindade pagã, este é o grande motivo dos judeus não aceitarem o Jesus Cristo do cristianismo; mais todos os judeus são Messianistas, todas as linhagens de judeus acreditam no Mashiach, amém amado.

Quanto ao Nome Yahushua, no livro de Josué, você vai encontrar o Nome Yahushua, que muitos copistas transliteraram como Yehoshua; também no livro de Matityahuh (Mat.) 1;21 tem o Nome do Messias, o significado do Nome do Messias tem que ter o Nome do Pai (YAHU) mais o prefixo (SHUA) que é salva.

YAHUSHUA quer dizer Yahuh salvará o seu povo de todos os seus pecados Mat. 1;21, isto se a nossa bíblia ainda tivesse crédito, mais do jeito que as coisas estão, não adianta mais nada falarmos sobre isto, o mundo caminha de mal a pior.
Fco Oliveira
Fco Oliveira

Mensagens : 147
Data de inscrição : 29/01/2010
Idade : 61
Localização : Catanduva SP.

http://gideoes-ccb.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty MUITO OBRIGADO PELA SUA RESPOSTA

Mensagem por Édis B. Lacerda Dom maio 22, 2011 10:00 am


Shalom, nobre amigo Fco. Oliveira.

Sou lhe muito grato por sua resposta. Tenho certeza que o amigo respondeu da melhor maneira que lhe foi possível. Em síntese, e desconsiderando o fato de que gostaria de encontrar qualquer um dos nomes citados, relacionado ao Messias, poderia me dar por satisfeito com a resposta obtida.
O amigo Fco. me respondeu: no Livro de Josué você vai encontrar o Nome Yahushua...
Na BÍBLIA HEBRAICA, lançada no Brasil pela Editora Sêfer, no ano de 2006, em português, podemos encontrar o nome grafado da seguinte forma: Iehoshúa, sendo a sua primeira letra o I (maiúsculo), possuindo também um acento agudo sobre a vogal u . Também encontramos o nome grafado em caracteres hebraicos, é só conferir o cabeçalho da primeira página do livro de Josué, na BÍBLIA HEBRAICA, citada acima. O nome Yahushua, aqui mencionado, ou Yehoshua, como queiram os copistas, em momento algum fazem referência ao Messias. A primeira vez mencionado nas Escrituras, se refere a Oshea ben Num (Oséias, filho de Num) - Números 13:8; Deuteronômio 32:44; Números 13:16. A segunda vez que o Nome é mencionado, faz referência ao sumo sacerdote Ieshúa ben Iotsadac, conforme grafado na BÍBLIA HEBRAICA da Editora Sêfer, lançada em português, no Brasil no ano de 2006 ( Esdras 3:2, 8; 4:3; 5:2; Neemias 7:7; Ageu 1:1,12,14; 2:2,4; Zacarias 3:1,3,6,8,9; 6;11).
Em nenhum desses momentos o nome citado faz referência ao Messias.
Quanto ao NOVO TESTAMENTO (conforme citado pelo amigo Mateus 1:21), NÃO EXISTE NOVO TESTAMENTO NA BÍBLIA HEBRAICA, nenhum Evangelho ou Epístola Apostólica, sequer; é consenso de acordo com a teologia cristã que a fonte original do Novo Testamento, donde procede o textus receptus, É O GREGO.


Muito grato por sua resposta:

Édis B. Lacerda.


Édis B. Lacerda
Édis B. Lacerda

Mensagens : 22
Data de inscrição : 19/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Fco Oliveira Dom maio 22, 2011 11:58 am

Sim, a sua aobservação está correta, visto que os copistas brasileiros transliteraram do hebraico assim este Nome:
Qual seria a diferença de se escrever YAHUSHUA ou YEHOSHUA em hebraico?

YAHUSHUA = יהושע Iod, Hê, Wav, Shin e Ain;

YEHOSHUA = יהושע Iod, Hê, Wav, Shin e Ain;

Mudou alguma coisa!? Observe os caracteres em hebraico, são iguais, não existe nenhuma diferença! Os caracteres e os números das letras são todos iguais, pois cada letra tem um número, são iguais, então o Nome de Josué é Yahushua ou Yehôshua ou Yehoshúa, as letras são iguais.

Mudou somente as pronúncias, que cada copista inventou; que no hebraico existe essa facilidade de mudar as pronuncias dos nomes, com a colocação dos massoretas.

A única coisa que tem no Nome de Josué é o significado, que nos leva a crê ue é o mesmo nome que o Mashiach deveria receber cumprindo Matityahuh 1;21 em hebraico (existe sim o NT em hebraico), só não está nesta bíblia que o amado mencionou.

Eu tenho ela no site, se vc quiser conferir:
http://gideoes-ccb.forumeiros.com/t102-matityahuh-ou-mateus-28-escrito-em-hebraico?highlight=Mateus+28+19

Tem também a bíblia King Jhames, onde foi transliterado o Nome do Messias como Yahushua:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://yahushua.net/hnb.htm&ei=VVmZTMPRDIKC8ga60Jko&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=6&ved=0CCMQ7gEwBQ&prev=/search%3Fq%3Dbiblia%2Bking%2Bjames%2Byaohushua%26hl%3Dpt-BR

Se o irmão quiser dá uma olhada no evangelho de Mateus todo em hebraico entre no site do servos de Javé:
http://www.servosdejave.org.br/mateus.htm
Fco Oliveira
Fco Oliveira

Mensagens : 147
Data de inscrição : 29/01/2010
Idade : 61
Localização : Catanduva SP.

http://gideoes-ccb.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty ENTENDI A SUA RESPOSTA

Mensagem por Édis B. Lacerda Seg maio 23, 2011 7:03 am

Shalom, amigo Fco. Oliveira!

Quando me referi a Bíblia Hebraica, quis dizer o TANA'CH, a Bíblia dos judeus, a qual está em plena concordância com a Tradição Religiosa deles, harmonizando se com os seus princípios teológicos.
Ao dizer que não há Novo Testamento na Bíblia Hebraica, NÃO QUIS DIZER que ignoro que haja uma versão que se diz judaica do Novo Testamento (que é grego).
Sim, eu conheço esta versão do Novo Testamento, intitulada B'rit Hadashah
Traduzida do Original (devemos entender, aqui, do GREGO) para o Inglês por David Stern;
Traduzida do Inglês para o Português por Rogério Portella - Publicada e distribuida aqui no Brasil pela Editora Vida.
Creio que seria interessante para todos que levam à sério sua fé e crença buscar conhecer as origens da sua tradição religiosa, segundo a História, confesso ao amigo que fiquei surpreso com o que descobri ao fazer isso. É bom ir além daquilo que o próprio sistema, do qual fazemos parte, nos proporciona em termos de informação e conhecimento.
Convido o nobre amigo a pesquisar no GOOGLE, por que os judeus não acreditam em jesus (preencher o campo de pesquisa com esta frase e clicar em Pesquisa Google)
Clicar na opção: Por que os judeus não acreditam em Jesus/ World's Observatory
Por favor, leia atentamente o artigo que ali está e também os comentários que aparecem, até o final e tire suas próprias conclusões.

Muito grato, Édis B. Lacerda

Édis B. Lacerda
Édis B. Lacerda

Mensagens : 22
Data de inscrição : 19/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua? - Página 8 Empty Re: Qual o certo, Yehoshua, Yahushua, Yaohushua, Yahoshua ou Yeshua?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos